Participe da pesquisa de autoavaliação institucional: prazo até 31/1

cpa-2016A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Lavras (CPA/UFLA) iniciou em 19/12 os trabalhos de coleta de dados para a autoavaliação institucional da Universidade, referente ao ano de 2016. Estudantes de graduação (modalidades presencial e a distância), de pós-graduação, professores e técnicos administrativos já podem acessar o endereço http://www.cpa.ufla.br/ e preencher os questionários da pesquisa. O prazo para participação se encerra em 31/1/2017.

De acordo com a CPA, ao responder ao questionário, os integrantes da comunidade acadêmica têm a oportunidade de  contribuir com o processo de autoavaliação, opinando sobre processos, serviços e outros fatores determinantes para o desenvolvimento da instituição. A participação de todos é incentivada porque representa o primeiro passo para garantir o processo democrático da avaliação, estabelecendo-se um sistema de responsabilidade mútua. Os participantes podem expressar sua opinião e ajudar a construir conjuntamente mudanças e melhorias.

Nesta versão do instrumento de avaliação, foi incluído o “perfil do respondente”, elemento considerado importante nas pesquisas sociais. As perguntas desse segmento são de caráter geral e não buscam a identificação específica do respondente, tendo apenas o objetivo de caracterizá-lo, permitindo o cruzamento de informações quantitativas, com o objetivo único de contribuir para uma avaliação mais profunda da Universidade, colaborando para seu desenvolvimento. Os dados serão tratados estatisticamente e não haverá divulgação de informações pessoais, sendo garantido seu absoluto anonimato.

A existência da CPA é uma exigência legal que está instituída pela Lei nº 10.861/2004, além de ser um dos pré-requisitos do Ministério da Educação (MEC) que compõem o Sistema de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) para autorização, reconhecimento de cursos e recredenciamento institucional. A Comissão é responsável por conduzir processos internos de avaliação da instituição, a fim de contribuir para a melhoria institucional.

O Relatório Final da CPA, com o consolidado das avaliações, será submetido ao MEC em março de 2017.

Mais uma turma concluiu na UFLA o curso “Linguagem, Leitura e Literatura Infantil: na arte de tecer e coser histórias”

curso-tecer-historias1Foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA) o curso de extensão Linguagem, Leitura e Literatura infantil: na arte de tecer e coser histórias, organizado pelo Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (Nelle). As atividades ocorreram durante os meses de novembro e dezembro, com encontros semanais de discussão teórica e oficinas práticas de confecção de um livro de literatura infantil em tecido. O encerramento da programação foi em 14/12.

Essa foi a segunda edição do curso. A primeira foi promovida no primeiro semestre de 2016.curso-tecer-historias3 Entre os cursistas estavam estudantes do curso de Pedagogia, professores da educação infantil das redes pública e privada, além de integrantes da comunidade. A finalidade dessa iniciativa de complementação profissional é estudar as concepções sobre linguagem e leitura na perspectiva interdiscursiva, discutindo questões metodológicas que envolvem o trabalho com a literatura infantil e a criação imaginária da criança. Foram exploradas diferentes atividades que apostam na oralidade, bem como ferramentas lúdicas que facilitam a atuação do professor no desenvolvimento de atividades com textos em imagens, a partir da confecção de livros em tecidos.

Sob a coordenação da professora do Departamento de Educação (DED) Ilsa do Carmo Vieira Goulart, o curso contou com a curso-tecer-historias2presença das professoras do Nelle Adriana Pryscilla Duarte de Melo, Dalva de Souza Lobo, Flávia Aparecida Mendes de Oliveira Cruz, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões, e de professoras convidas do Nepi, Ana Paula Coelho Silva e Elisangela Brum Xavier. A oficina contou com a colaboração e criatividade e da artesã Regina Vilas Boas.

“A confecção dos livros em tecido foi uma experiência significativa do curso para o processo de formação docente, marcada pelo desafio de criar, coser e interagir com as pessoas e com as histórias”, comenta professora Ilsa.