Professora da UFLA e colaboradores lançam boletim técnico sobre criação racional de caprinos

caprinosA rápida difusão da espécie caprina só foi possível graças à grande facilidade de adaptação aos diferentes ambientes. A cabra é um dos poucos animais capazes de sobreviver e produzir em condições adversas, como as observadas em regiões de clima extremamente quente ou frio e com poucos recursos naturais. A cabra é um animal rústico, versátil, de fácil manejo e algumas raças estão bem adaptadas à região semiárida, sobrevivendo às diversidades climáticas, assim sendo considerada por técnicos e produtores uma oportunidade para promover o desenvolvimento rural sustentável.

Para embasar a criação racional de caprinos, a professora do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (DZO/UFLA) Maria das Graças Carvalho Moura e Silva lançou um boletim técnico sobre a criação de caprinos.
A obra teve a colaboração do estudante Cleiton Rodrigues Diniz, bolsista de extensão e graduando do curso de Zootecnia da UFLA e Amanda Carvalho Rosado, colaboradora do programa e graduanda do curso de Medicina Veterinária da UFLA.

Responsável pelo setor de Caprinos do Departamento de Zootecnia da UFLA, Maria das Graças apresenta nesta obra anos de experiência prática e acadêmica, em linguagem acessível aos produtores, estudantes e profissionais da área. Mestre em Nutrição Animal (UFMG) e doutora em Produção Animal – Caprinocultura (UFLA), a professora atua nas áreas de Produção Animal (Caprinocultura) e Alimentos e Alimentação dos Animais Domésticos.

O boletim técnico está disponível no Repositório Institucional da UFLA. O conteúdo é abrangente e aborda diferentes temáticas: sistemas de criação, raças, tipos de produção, nutrição, saúde, cruzamentos, instalações, mercado, entre outros.

clique aqui para acessar o documento