Legado Olímpico: UFLA será Centro Regional da RNTA com reforço de profissionais e equipamentos

Cria Lavras - exemplo de projeto para todo o País
Cria Lavras – exemplo de projeto para todo o País

O Brasil registra o mais importante movimento para a estruturação do atletismo da história nacional. Entre as medidas, a construção e a recuperação de 47 pistas oficiais da modalidade, com padrões olímpicos, em 39 cidades. Os projetos receberam investimentos da ordem de R$ 301,8 milhões do Ministério do Esporte, entre eles, a Pista de Atletismo do Complexo Esportivo da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Decorrente do sucesso do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo – Cria Lavras, projeto da UFLA em parceria com a Prefeitura Municipal, Lavras entrará mais uma vez para a história do esporte nacional. A UFLA será um dos Centros Regionais da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo (RNTA), um dos legados das Olimpíadas Rio 2016.

Nesta semana, o professor e coordenador do projeto Cria Lavras, Fernando de Oliveira (DEF/UFLA), recebeu a visita do coordenador regional da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Pedro Ferreira da Silva Filho.  Ele atua no Centro Nacional de Atletismo (CNT), instalado na Universidade da Força Aérea (Unifa), Rio de Janeiro.

A RNTA é uma ação coordenada do Ministério dos Esportes, CBAt, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Força Aérea Brasileira (FAB), para quebrar o paradigma da preparação olímpica. “Não é possível mais esperar resultados diferentes com os mesmos métodos”, destacou o coordenador. Ele considerando ainda que a UFLA será um centro regional, responsável pela região Sudeste e Sul do País, sob a coordenação do professor Fernando Oliveira.

Pista de Atletismo da UFLA - incentivo permanente ao esporte
Pista de Atletismo da UFLA – incentivo permanente ao esporte

Tornar-se Centro Regional implicará no aporte da Rede para a contratação de profissionais para o acompanhamento dos atletas, além de equipamentos e materiais para dotar a Universidade de uma melhor infraestrutura para os treinamentos.

“Vamos tentar apoiar e expandir o que já é tão bem-sucedido aqui em Lavras, para que o projeto seja replicado para todo o País”, destacou Pedro Ferreira, enfatizando o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Cria Lavras. “Lavras tem uma postura com relação ao atletismo diferenciada, alicerçada no conhecimento acadêmico e na excelência do esporte. Não apenas para formar atletas, mas também cidadãos”, completou.

De a acordo com o professor Fernando Oliveira, como Centro Regional, Lavras vai apoiar os centros locais localizados em Porto Alegre, Joinvile (Santa Catarina), Campo Mourão (Paraná) e Campinas (São Paulo). O projeto da rede inclui a detecção e seleção de novos talentos, treinamentos periódicos e atração de atletas para Lavras. “Aceitar mais esse desafio é consequência do trabalho que vem sendo feito. Nosso projeto, apesar de sediado em uma cidade do interior, conquistou resultados relevantes e se tornou referência para o País”, comentou.

Sobre a Rede

A RNTA faz parte da iniciativa Rede Nacional de Treinamento, aposta do governo federal como legado de infraestrutura esportiva e de nacionalização dos Jogos Rio 2016, com o objetivo de pretende interligar as diversas instalações existentes ou em construção em todo o país. A ação também visa ao aprimoramento e intercâmbio para técnicos, árbitros, gestores e outros profissionais do esporte.

O objetivo é criar um caminho para o atleta desde a sua entrada na modalidade até chegar ao topo do alto desempenho. Por isso, as instalações terão papéis distintos dentro da Rede, desde aquelas focadas na descoberta do talento, garantindo a formação da base, até as que vão se especializar no treinamento dos atletas das seleções nacionais, com toda a qualificação que isso requer.

Cria Lavras

A cada dia o Cria Lavras ganha mais visibilidade e os atletas se sobressaem nas diversas competições nacionais e internacionais. Desde a sua criação, em 2008, mais de 20 mil crianças já tiveram a oportunidade de conhecer as noções básicas de atletismo e vários talentos tiveram a oportunidade de serem lapidados para galgar pódios em relevantes competições. Em 2012, o Cria Lavras tornou-se Centro de Descoberta de Talentos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Ao centro, com os atletas, o coordenador regional da Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, Pedro Ferreira, e o coordenador do Cria Lavras, professor Fernando Oliveira