Programa de Internacionalização da UFLA é apresentado no 2º Congresso Internacional – Península Ibérica

Professor Antonio Chalfun Júnior, diretor de Relações Internacionais da UFLA, durante sua apresentação. Foto: Ascom/Unifal

Teve início na segunda-feira (5/12), o 2º Congresso Internacional – Península Ibérica: Antiguidade, Medievo e suas projeções para o século XVI, realizado no auditório Dr. João Leão de Faria, na Universidade Federal de Alfenas (Unifal). O evento é uma promoção do Programa de Mestrado Profissional em História Ibérica (PPGHI/Unifal).

Na abertura do evento, estudantes e pesquisadores, além de convidados brasileiros e estrangeiros, participaram da palestra do professor Antonio Chalfun Júnior, diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que discorreu acerca da importância da internacionalização na divulgação da pesquisa, do ensino e da extensão, tema também ressaltado nas falas dos dirigentes das unidades da Unifal – MG, que estiveram presentes na cerimônia de abertura.

Na oportunidade, Chalfun apresentou um breve resgate das ações da UFLA e de alguns índices que tem destacado a Universidade na comunidade científica internacional. Apresentou ainda os trâmites legais e o aporte aos estudantes estrangeiros, como a criação de uma comissão de acompanhamento para apoio sistemático durante toda a permanência na instituição.

A programação segue até sexta-feira (9/12), com comunicações de trabalhos científicos de professores e alunos, palestras e mesas-redondas, das quais participam pesquisadores brasileiros e estrangeiros.