I Encontro Regional de Pessoas Trans será realizado na UFLA no sábado (3/12)

pessoas-transOcorrerá no sábado (3/12), na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o I Encontro Regional de Pessoas Trans. A programação terá início às 9h e término às 19h30. O evento é gratuito e aberto à comunidade. As inscrições podem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG Eventos). Para quem optar por realizar a inscrição durante o evento, haverá voluntários para auxiliar o público externo com o acesso ao Sistema.

No período da manhã as atividades ocorrerão no Anfiteatro Professor Magno Antônio Patto Ramalho, Departamento de Biologia (DBI). Nesse momento serão abordadas a formação, a história e a organização da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat). Os palestrantes serão Benjamim Braga (Ibrat) e Adriana Sales (Antra).

Já no período da tarde, entre 13h30 e 15h30, as atividades serão no Pavilhão de Aulas II e incluirão rodas de auto-organização da Antra e do Ibrat, além de espaços de formação para trabalhadores culturais e pessoas cisgênero (as que se identificam com a identidade de gênero socialmente atribuída) sobre os temas do Encontro e sobre o atendimento à população trans. Às 16h, a programação continua no Anfiteatro do DBI, quando será elaborado documento com as deliberações e demandas levantadas durante o evento.

O encerramento ocorrerá com um cinedebate a partir da exibição do filme “Meu nome é Jacque” e do curta “Transfobia”. O evento é organizado pela professora do Departamento de Educação (DED) Catarina Dallapicula e tem o apoio da Adufla, do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, do SindUFLA e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), por meio da Coordenadoria das Diversidades e Diferenças.

Para outras informações, entre em contato com os organizadores pela página do evento no Facebook.

Outras agendas

O tema das diversidades de gênero tem mobilizado outras iniciativas. No dia 23/11, o livro “A política do corpo: gênero e sexualidade em disputa” passou por nova etapa de lançamento durante a abertura do VIII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura, em Juiz de Fora. O livro é organizado por Alexsandro Rodrigues, Gustavo Monzeli e Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira e possui um capítulo escrito pela professora Catarina, em parceria com o estudante de Filosofia Miguel da Silva Fonseca e com o estudante de Pedagogia Allan Felipe Rocha Penoni. [Saiba mais sobre o lançamento inicial]

Também durante a programação do Congresso -no simpósio temático sobre “Ativismos e produções acadêmicas LGBT, feministas e queer em tempos de ascensão conservadora no Brasil” – foram apresentados os resultados do projeto de pesquisa “O Nome social nas Ifes: suas implicações enquanto possibilidades de vida”.  As problematizações iniciais desse projeto é que deram origem ao capítulo do livro lançado recentemente.