II Fórum de Graduação foi realizado na UFLA

forgradO II Fórum de Graduação (Forgrad) promovido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) reuniu membros da comunidade acadêmica em torno da discussão do tema “Desenvolvimento curricular e avaliação dos cursos de graduação da UFLA”. O evento foi realizado nos dias 10/11 e 11/11, no Salão de Convenções. A organização do evento foi feita pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), em parceria com Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Ensino (Dade) e a Diretoria de Educação a Distância (Dired). O Forgrad tem o objetivo de garantir o aperfeiçoamento contínuo da graduação na UFLA, qualificando os processos e práticas.

Abertura

Durante a abertura das atividades, o diretor de Desenvolvimento e Avaliação de Ensino (Dade), professor Antônio Araújo Andrade, afirmou o compromisso da instituição em desenvolver cada vez mais a graduação, atendendo às necessidades da comunidade acadêmica. Já o diretor da Diretoria de Educação a Distância (Dired), professor Cléber Carvalho de Castro, ressaltou os esforços para se colocar o estudante no centro do processo de ensino. “Para isso, buscamos sempre alternativas de melhorias, como o Câmpus Virtual. Ressalta-se que, em um ano, 667 disciplinas (das 1.704 existentes na UFLA) já foram vinculadas ao Câmpus Virtual. Evidentemente, queremos que este número aumente ainda mais, mas esse dado já representa um avanço importante”, disse.

A relevância da promoção do debate em torno da graduação foi enfatizada pelo pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins. “É preciso discutir o aprimoramento do trabalho docente, o relacionamento do docente com o estudante, a evasão, a participação dos alunos nas disciplinas com alto índice de reprovação, e melhorar a participação de todos nas decisões da graduação”.

Programação

As reflexões desenvolvidas pelo professor da Unicamp José Armando Valente, tanto na palestra de abertura quanto na oficina, motivaram os participantes a sugerirem a criação de um grupo de discussão e troca de experiências, ação que em breve será articulada pela Dade. Os temas abordados foram as metodologias ativas de aprendizagem (palestra) e sala de aula invertida (oficina).

A professora do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) Miriam Monteiro de Castro Graciano e o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Eucidio Pimenta Arruda contribuíram com as discussões sobre a flexibilização curricular, apontando novas possibilidades de construção dialógica do currículo e caminhos de formação docente.

O professor Cleber Carvalho de Castro apresentou um panorama das ações de ensino híbrido na UFLA, destacando os avanços e desafios. Houve, ainda, a apresentação da proposta de autoavaliação dos cursos de graduação da UFLA, feita pelos professores da UFLA José Antônio Araújo e Ronei Ximenes Martins. Na sequência, ocorreu o lançamento de livros de membros da comunidade acadêmica.

Outro momento considerando relevante pela organização foi a mesa-redonda que discutiu a reforma do ensino médio e seus impactos nas licenciaturas. A mesa foi mediada pelo professor do Departamento de Biologia (DBI) Antônio Nascimento Júnior, com a participação dos professores Jacqueline Alves (Departamento de Educação) e Fábio Reis (Departamento de Educação Física), além do estudante de Pedagogia Ian Andrade, e da licenciada em Ciências Biológicas Mariana Nayara Bonilha de Andrade.

Durante todo o evento, o público participante pôde estar interação com os palestrantes, confirmando a posição do Fórum como espaço de diálogo e construção coletiva. Para que os objetivos do evento se completem, os organizadores solicitam aos participantes que façam a avaliação do Forgrad. A Dade informa, ainda, que os certificados dos participantes do Fórum e da Oficina já estão disponíveis no Sistema Integrado de Gestão (SIG)

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Colaboração no texto: Dade e Camila Caetano (jornalista/bolsista UFLA).