UFLA terá II Fórum de Graduação nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/11)

forgradSerá realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), nos dias 10/11 e 11/11, o II Fórum de Graduação (Forgrad). Professores, técnicos administrativos e estudantes são convidados a participar do evento e colaborar com os debates. As inscrições podem ser feitas até 8/11 por meio do Sistema Integrado de Gestão (SIG-Eventos). Neste ano, o tema central do Fórum será “Desenvolvimento curricular e avaliação dos cursos de graduação da UFLA”.

Nos dois dias, as atividades serão realizadas no Salão de Convenções, com início às 9h e término às 18h. Em 10/11, após a mesa de abertura com a apresentação do evento, haverá duas palestras, uma oficina e uma mesa de debates. O professor da Unicamp José Armando Valente irá proferir a primeira palestra (sobre “Metodologias ativas de aprendizagem”) e conduzirá a oficina “Sala de aula invertida”. Para a oficina, as vagas são limitadas e as inscrições também devem ser feitas pelo SIG. Outra palestra do dia será proferida pela professora do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) Miriam Monteiro de Castro Graciano, abordando o tema “Aprendizagem baseada em problemas: uma introdução ao PBL”.

Ainda para o dia 10/11 estão previstos lançamentos de livros e a mesa de debates para apresentação da “Proposta de autoavaliação dos cursos de graduação da UFLA”. A programação do segundo dia será toda centrada em mesas de debates, com os temas “Desenvolvimento curricular dos cursos de graduação da UFLA” e “Práticas de avaliação de aprendizagem: o desafio do ensino superior”. Além de profissionais da UFLA, entre os palestrantes que participarão das mesas de debates estão também convidados externos: os professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Eucidio Pimenta Arruda, Maria José Batista Pinto Flores e Gladys Agmar Sá Rocha. O encerramento das atividades prevê encaminhamentos a respeito do desenvolvimento curricular dos cursos, da implantação do sistema de autoavaliação e relativos ao próximo Fórum.

A organização do evento é feita pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), em parceria com Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Ensino (Dade) e a Diretoria de Educação a Distância (Dired). Os fóruns têm o objetivo de garantir o aperfeiçoamento contínuo da graduação na UFLA, qualificando os processos e práticas. O I Fórum de Graduação foi realizado  em outubro de 2014.

Confira a programação completa, com horários e prelecionistas

cartaz-forgrad