UFLA recebeu segunda fase da Olimpíada Lavrense de Matemática

Estudantes do ensino fundamental e médio, selecionados na primeira fase, realizaram a segunda etapa da Olimpíada Lavrense de Matemática na UFLA, no último sábado (29/10). As provas foram aplicadas durante a tarde, no Pavilhão de Aulas 5. Para essa etapa, foram classificados 58 alunos do 6º e 7º ano (nível 1), 55 discentes do 8º e do 9º ano (nível 2) e 55 estudantes dos três anos do ensino médio (nível 3). A primeira fase foi realizada nas escolas, no dia 4 de outubro.

Aqueles que obtiverem os melhores desempenhos serão premiados, em cada nível, com medalhas de ouro, prata e bronze ou menção honrosa. A premiação será realizada na UFLA, no dia 9 de dezembro.

Mais de três mil estudantes, de dez escolas de Lavras, participam da Olimpíada. No nível 1, foi registrada a participação de 1081 estudantes; no nível 2, foram 1028 inscritos; e no nível 3, participam 1060 discentes. Escolas públicas e privadas de Lavras participam da Olimpíada: Colégio Losango de Lavras; Fadminas; Colégio Tiradentes da Polícia Militar De Lavras; Escola Municipal Álvaro Botelho; Escola Municipal Dra. Dâmina; Associação dos Usuários do Núcleo de Desenvolvimento Educacional; Colégio Nossa Senhora de Lourdes; Escola Estadual Cinira Carvalho; Escola Estadual Tiradentes; e Instituto Presbiteriano Gammon.

Uma das organizadoras do evento é a professora Andréia da Silva Coutinho, do Departamento de Ciências Exatas da UFLA (DEX). Um dos pontos positivos vistos foi a ampla participação: “Muitos estudantes integraram essa primeira olimpíada e foi positivo ver o empenho das escolas e das famílias para que eles viessem fazer as provas”, relata.

A Olimpíada tem o objetivo de divulgar a matemática, encontrar talentos entre os estudantes e incentivar o seu estudo e ensino. O evento é um projeto do Setor de Matemática do DEX. Conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Fundação Lemann.

Acesse o site da Olimpíada Lavrense de Matemática