Degustadores de café de quatro países visitaram a UFLA na terça (11/10)

image010 Degustadores de café vindos dos Estados Unidos, Alemanha, Itália e Suiça fizeram uma vista à Universidade Federal de Lavras (UFLA) durante o período em que estiveram no Brasil atuando no “3º Concurso de Qualidade de Café da Agricultura Familiar” – o “Força Café” . O concurso foi organizado pela Fundação Neumann Brasil (HRNS Brasil), por meio de um projeto regional que abrange 25 municípios do Sul e Leste do Estado de Minas Gerais.

Na UFLA, o grupo passou inicialmente pela Cafeteria Escola – CafEsal* – no Centro de Convivência. Os visitantes puderam degustar o café produzido pela Universidade, obter informações sobre a tradição de ensino, pesquisa e extensão da insituição com a cafeicultura, além de ter acesso a publicações científicas da área. Eles foram recebidos pela gestora em Inovação do Café, barista e responsável pelo projeto, Helga Andrade.

image030
Na Cafesal, Eduard Kaufmann, que atua na rede de cafeterias Joe Coffee Company, nos Estados Unidos, mostrou sua habilidade no preparo da bebida.

Outro ponto de visita foi o Laboratório de Processamento de Produtos Agrícolas, no Departamento de Engenharia (DEG).  O professor Flávio Meira Borém apresentou o laboratório ao grupo e mencionou as ações de ensino e pesquisa realizadas ao longo dos anos na UFLA. Para a chefe do Departamento de Qualidade de Café Comercial do NKG de Zug, da Suíça, a experiência de conhecer a UFLA foi positiva. “Ter todo esse conhecimento disponível para os alunos é realmente muito importante. É um trabalho que trará reflexos para a sociedade, para a economia, para a melhoria da qualidade do café que é produzido e, claro, com impacto positivo no dia a dia dos produtores. O Brasil é provavelmente o único país que tem esse tipo de conhecimento específico sobre café e que investe tempo e recursos em estudos. É muito bom, porque traz benefícios não só para o próprio País, como também para muitos outros países.”

image044
A equipe da HRNS Brasil acompanhou os degustadores em visita à UFLA. No Laboratório de Processamento de Produtos Agrícolas.

Sobre o “3º Concurso de Qualidade de Café da Agricultura Familiar” – Força Café

O concurso foi promovido pela Fundação Neumann Brasil como parte de seu “Projeto Regional”. Cafeicultores do Circuito das Águas, Mar de Minas,  Campos das Vertentes e Matas de Minas enviaram amostras para participação no evento, realizado no período de 10/10 a 14/10.

Além das atividades de avaliação das amostras, os degustadores, conduzidos pela equipe da Fundação Neumann Brasil, fizeram visitas a propriedades rurais, cooperativas e outras instituições ligadas à cafeicultura, para que pudessem conhecer a realidade da atividade no Brasil. O diretor técnico da Fundação Neumann Brasil, Max Ochoa, explica o objetivo de fazer com que os visitantes conheçam o contexto de produção do café brasileiro: “É uma oportunidade para que eles percebam a cafeicultura além dos grandes empreendimentos, contemplando a produção dos agricultores familiares, que também deve ser valorizada”.

Para realização do concurso, a Fundação Neumann Brasil teve o apoio da Stockler Comercial e Exportadora LTDA. A HRNS Brasil atua no Brasil desde 2007. A proposta da entidade, que não possui fins lucrativos, é promover iniciativas que melhorem os meios de subsistência dos agricultores familiares de café, desenvolvendo capacidades de inovação/adaptação e organização  empresarial, de forma a contribuir para a sustentabilidade das atividades. O “Projeto Regional”, que dá origem ao Concurso de Qualidade de Café da Agricultura Familiar “Força Café”, é uma das ações em curso, desenvolvida com apoio do Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do setor privado, através da International Coffee Partners (ICP), da Fondazione Giuseppe e Pericle Lavazza Onlus, da Tim Hortons, da S&D e da Iniciativa Café & Clima.

*O nome CafEsal é uma homenagem à antiga Escola Agrícola de Lavras (ESAL), hoje UFLA.

Texto organizado com a contribuição da Fundação Neumann.