“Dia Mundial de Prevenção à Obesidade” foi celebrado em 6/10 na UFLA

prevencao-obesidade3Foi realizada, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), na última quinta-feira (6/10), uma mobilização alusiva ao “Dia Mundial de Prevenção à Obesidade”, celebrado em 11/10. Alunos do Núcleo de Estudos em Obesidade e Diabetes (Neodia) promoveram a ação no Centro de Convivência da Universidade.

Durante o evento, mais de 500 pessoas passaram pelo estande, onde receberam orientações sobre a obesidade, dicas para prevenção e alimentação e informações de incentivo à prática de exercícios físicos. Os participantes também tiveram acesso ao cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC). Ao final, os visitantes do estande ganharam frutas e concorreram a prêmios.

A iniciativa tem por objetivo principal alertar a população para os riscos que a obesidade traz. Segundo dados a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o excesso de peso afeta 40% dos brasileiros. A obesidade tem causas diversas (hormonais, psicológicas e ambientais) e uma das principais formas de prevenção é a prática de exercícios físicos.

Sobre o Neodiaprevencao-obesidade1

O Neodia é um núcleo multidisciplinar composto por integrantes dos cursos de Medicina, Nutrição, Educação Física, Biologia e Química. O grupo dedica-se ao estudos na área e a ações preventivas e de promoção da saúde, envolvendo o Diabetes Mellitus e a Obesidade. No momento, o Neodia conta com nove projetos a serem desenvolvidos por seus membros, direcionados à comunidade acadêmica e à comunidade lavrense, além de projetos de extensão universitária.

O Núcleo pretende fazer edições periódicas de eventos de combate à obesidade, direcionados à comunidade acadêmica e a visitantes, abordando temas diversos, relacionados à saúde.

Texto: Luciana Tereza (estagiária DCOM) e Ana Eliza Alvim (jornalista).