Professor e ex-ministro Sérgio Machado Rezende palestra na UFLA sobre as tecnologias que mudaram o mundo

Físico e professor Sérgio Machado Rezende fará palestra na UFLA. Fonte: UFPE

Na próxima quinta-feira (6/10), às 10 horas, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realiza a aula magna dos cursos de Engenharia, que será proferida pelo físico e professor Sérgio Machado Rezende. A palestra, no salão de Convenções, terá como tema “A Física e as Tecnologias que mudaram o Mundo” e será aberto à comunidade em geral.

Professor de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sérgio Rezende vai apresentar um breve histórico das principais descobertas da Física nos últimos dois séculos, que possibilitaram as inovações tecnológicas que mudaram o mundo nas áreas de: energia elétrica; comunicação à distância; técnicas que revolucionaram o diagnóstico médico; eletrônica e computador; laser; comunicações ópticas e Internet; e iluminação elétrica de alta eficiência, incluindo o desenvolvimento do LED azul, que rendeu aos desenvolvedores o Prêmio Nobel de Física em 2014.

A visita do professor está sendo organizada pelo Departamento de Física (DFI). Na tarde de quinta-feira, o professor participará de reunião com os docentes do departamento de Física e, na sexta-feira (7/10), fará uma visita a dependências da UFLA e participará de reunião com membros da Direção Executiva da Universidade (reitor, pró-reitores, chefia do Departamento de Física, entre outros convidados).

Breve histórico

O professor Sergio Rezende é engenheiro eletrônico, com Mestrado e Doutorado em Electrical Engineering Materials Science, no Massachusetts Institute of Technology – Cambridge, Estados Unidos.  É professor titular no Departamento de Física da UFPE, dedicando-se a pesquisas na área de Física de Materiais, com ênfase em materiais magnéticos e propriedades magnéticas, atuando em física experimental e física teórica, principalmente nos seguintes temas: magnetismo, magneto-óptico, materiais magnéticos, multicamadas magnéticas, materiais nanoestruturados e spintrônica.

Sérgio Rezende também é reconhecido pela atuação em gestão de Ciência e Tecnologia. Em sua trajetória, foi chefe de Departamento, diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPE, diretor Científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco e secretário do Patrimônio, Ciência e Cultura da Prefeitura de Olinda. Em 2003, assumiu a presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, assumindo, em 2005, o cargo de ministro da Ciência e Tecnologia, cargo que exerceu até dezembro de 2010.

É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciência dos Países em Desenvolvimento, da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da American Physical Society, e do Institute for Electrical and Electronic Engineers. Por suas atividades acadêmicas e científicas, recebeu em 1988 a ordem do Mérito Educativo concedida pelo Ministério da Educação; em 1995, foi agraciado com a Comenda da Ordem do Mérito Científico, categoria Grã-Cruz, concedida pelo Presidente da República; em 2001 recebeu, também do Presidente da República, o Prêmio Anísio Teixeira da Capes; em 2006, recebeu o prêmio Bunge; em 2009, foi o único físico brasileiro escolhido pela American Physical Society para receber o Outstanding Referee Award; e, em 2013, recebeu o prêmio de Ciência da Fundação Conrad Wessel.

Palestra: A Física e as Tecnologias que mudaram o Mundo

Data e horário: 6 de outubro, às 10 horas

Local: Salão de Convenções

Evento: Gratuito e aberto a todos os interessados