Estudantes de Administração Pública participam de “Estágio-Visita” na Câmara dos Deputados

estagio-visita-admp-brasiliaEntre os dias 19 a 23 de setembro, três estudantes do curso de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram do Programa Estágio-Visita de Curta Duração na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Durante cinco dias, os graduandos Izadora Pereira Mendonça, do 6º período, José Vinícius do Nascimento, do 7º período, e Luciana Tereza de Morais Silva, do 5º período, acompanharam de perto a atividade parlamentar da Câmara dos Deputados. Eles participaram de palestras, visitas, debates e simulações, e também de dois programas da TV Câmara: o Direto das Comissões e o Ocupação.

“Ter oportunidade de participar do programa trouxe um aprendizado inesquecível. Um aprendizado não somente teórico e prático do desenvolvimento das atividades administrativas e legislativas do Congresso, mas um aprendizado sentimental. Ter a oportunidade conhecer diversos jovens de diferentes regiões, culturas, normas, valores, ideologias partidárias (…). Enfim um aprendizado que se perpetuará por toda vida”, relatou o estudante José Vinícius do Nascimento sobre a experiência.

O Programa Estágio-Visita de Curta Duração:

estagio-visita-admp-brasilia2
Os estudantes da UFLA José Vinícius, Izadora e Luciana (da esq. p/ dir.)

A Câmara dos Deputados oferece o programa desde o final de 2003, possibilitando que universitários de todo o país tenham acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara e à forma de atuação de seus representantes.

O estudante interessado deve entrar em contato com o gabinete de um Deputado Federal que representa seu Estado e solicitar sua indicação, sendo que o indicado poderá participar apenas uma única vez do programa.

Podem participar estudantes universitários de qualquer região do país e que estejam se graduando em qualquer área, independentemente o estágio do curso em que encontra. Alunos de pós-graduação também podem participar.

A Câmara dos Deputados arca com despesas relacionadas à hospedagem, alimentação e também com o translado entre a Câmara e o alojamento, sendo de responsabilidade do participante arcar com passagens aéreas ou de ônibus.

Outras informações podem ser obtidas no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento – Cefor, pelo telefone (61) 3216-7677, ou no site da Câmara dos Deputados.

Texto: Luciana Tereza, estagiária DCOM/UFLA.