UFLA sediará Congresso Interdisciplinar de Direito Animal

animal_dir

A discussão sobre a necessidade de mudanças na relação homem/animal se torna cada dia mais importante. Alguns assuntos precisam ser questionados e aprimorados, como a capacidade que os animais possuem de sofrer ou sentir prazer; a responsabilidade ética do homem, enquanto explorador da vida animal; os mínimos direitos garantidos a estes seres e a escassez de técnicas que, ao menos, diminuam o sofrimento desses animais. Para abordar essas questões, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediará nos dias 7 e 8 de outubro o Congresso Interdisciplinar sobre Direito Animal, organizado pelo Departamento de Direito (DIR).

O objetivo do evento é chamar atenção para a forma que os animais são tratados. O Congresso pretende fornecer informações e reflexões que sirvam de base para o debate e a construção de opiniões quanto ao posicionamento do direito brasileiro na proteção dos animais, a participação e responsabilidade das universidades e, principalmente, a formação de um pensamento ético do relacionamento com os animais. Interessados em participar devem se inscrever no link: http://congressodireito.wixsite.com/animal/inscricoes. As inscrições são gratuitas.

Destaques da programação:

9h30: Conferência de abertura – Paula Brügger
10h30: Primeira Mesa – Animais, sujeitos de direito?

Palestrantes: Carolina Nasser e Nara Carvalho

19h: Segunda Mesa – A tutela jurídica dos animais no direito brasileiro

Palestrantes: Edna Cardoso e Eder Marques de Azevedo

13h: Terceira Mesa – Bem Estar Animal

Palestrantes: Sergio Alves Bambirra, Bruno Lacerda e Carla Molento

15h: Quarta Mesa – Experimentação Animal e métodos alternativos

Palestrante: Bianca Marigliani

17h: Conferência de Encerramento – Heron Gordilho

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.