Grupo de pesquisa do Departamento de Educação da UFLA participa de eventos internacionais e encaminha parcerias

fesexCom a finalidade de estabelecer parcerias e socializar resultados de pesquisas, integrantes do grupo de pesquisa ‘Relações entre filosofia e educação para a sexualidade na contemporaneidade: a problemática da formação docente (Fesex)’ da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram, neste mês, de eventos em Portugal realizados na Escola Superior de Educação de Coimbra; na Universidade de Aveiro, e na Universidade do Minho.

Estiveram presentes as professoras do Departamento de Educação (DED) Cláudia Maria Ribeiro e Kátia Batista Martins, o professor do Departamento de Educação Física (DEF) Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, e os discentes Andresa Helena de Lima, Ailton Dias de Melo, Daniele Ribeiro de Faria, Gislaine de Fátima Ferreira da Silva, Lays Nogueira Perpétuo, Leandro Veloso Silva, Lucas Alves Lima Barbosa, Tânia Gonçalves Bueno da Silva e Vinícius Lucas de Carvalho.

O grupo participou de uma reunião científica na Escola Superior de Educação de Coimbra; do V Congresso Internacional em Estudos Culturais Género Direitos Humanos e Ativismos na Universidade de Aveiro, e do II Seminário Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Género, Saúde, Sustentabilidade na Universidade do Minho.

No Congresso, o grupo apresentou oito trabalhos. E no Seminário, outros 17. Além disso, durante o Seminário a professora Cláudia Ribeiro apresentou a conferência ‘Formação docente em educação para a sexualidade na contemporaneidade’; o professor Fábio Reis mediou a mesa redonda ‘Uso dos média na formação docente em educação em sexualidade’ e a professora Kátia Batista Martins mediou uma das sessões paralelas de apresentação de trabalhos.

fesex_2
Comissão organizadora do III Seminário Luso Brasileiro Educação em Sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilidade que será realizado na FURG em 2008

“A participação nos eventos possibilitou firmar a parceria com a Universidade do Minho e também com o grupo de pesquisa Sexualidade e Escola, coordenado pela professora Paula Ribeiro da Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS) para a organização do III Seminário Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde, Sustentabilidade que ocorrerá em 2018 no Brasil na FURG/RS”, comenta a professora Cláudia.

Fesex

O Fesex integra o Programa de Pós-graduação em Educação da UFLA, na área ‘Formação de Professores e Linha de Pesquisa: Linguagens, diversidade cultural e inovações pedagógicas’, além disso, organiza estudos e investigações que têm como fio condutor a formação de professores, considerando aspectos relacionados às identidades e diferenças advindas da diversidade cultural, da subjetividade produzida pelas linguagens e das inovações pedagógicas. O Fesex é coordenado pela professora Cláudia Ribeiro e vice-coordenado pelo professor Fábio Gonçalves.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA