Último dia de inscrições para Processo Seletivo de graduação a distância

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de cursos de graduação a distância na UFLA, para ingresso em 2017. Até as 18 horas do dia 6/10/2016 os candidatos poderão se inscrever, exclusivamente, no site www.dips.ufla.br.

A UFLA oferecerá 750 vagas para os cursos de Administração Pública (Bacharelado), Letras – Português (Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura), distribuídas em cidades-polo de Minas Gerais. Para cada curso, serão oferecidas 250 vagas, sendo metade delas reservadas para os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

As cidades-polo do curso de Administração Pública são: Campos Gerais, Formiga, Lavras, Santa Rita de Caldas e Varginha. O curso de Letras-Português terá como cidades-polo: Bom Despacho, Cambuí, Campo Belo, Formiga e Varginha. Já as cidades-polo do curso de Pedagogia são: Bambuí, Cambuí, Lavras e São Sebastião do Paraíso.

Inscrições

A inscrição será feita somente via internet, no endereço eletrônico www.dips.ufla.br, das 9 horas do dia 16/9/2016 até as 18 horas de 6/10/2016. No ato, o candidato deverá fornecer seu número do CPF e documento de identidade; preencher os campos requeridos; indicar a opção de curso e grupo de vagas (ampla concorrência ou um dos grupos de cota); optar pela cidade de realização da prova e cidade-polo onde participará dos encontros presenciais; e informar se necessita de atendimento especial para a realização das provas.

Após o preenchimento dos campos e de questionário socioeconômico, o candidato deverá gerar e imprimir o requerimento de inscrição, o boleto bancário e a via do candidato. A inscrição será efetivada somente após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição, de R$ 60,00. Esse pagamento deve ser feito até 7/10/2016 . Antes de efetuá-lo, o candidato deve conferir, em sua via, se os dados fornecidos estão corretos. Caso haja algum dado incorreto, o candidato deverá desconsiderar a via do candidato e o boleto bancário e fazer nova inscrição, seguindo todos os passos novamente.

O candidato deverá verificar se sua inscrição foi efetivada acessando o Cadastro do Candidato a partir do dia 11/10/2016, informando seu número de CPF e data de nascimento. Já o Comprovante de Inscrição será disponibilizado a partir de 21/11. É nesse comprovante que estarão os dados pessoais do candidato e aqueles relativos à prova: data, horário, endereço e setor de realização da prova, entre outras orientações necessárias. Cada candidato deve imprimi-lo, pois a UFLA não enviará esse comprovante.

Isenção da taxa de inscrição

Aqueles que solicitaram a isenção da taxa de inscrição, de 12 a 15/9/2016, deverão conferir a partir do dia 28/9 o resultado, em www.dips.ufla.br. O candidato que tiver seu pedido de isenção indeferido deverá efetuar o pagamento da taxa, caso queira efetivar sua inscrição; já o candidato que tiver seu pedido de isenção aceito estará automaticamente inscrito no processo seletivo.

Processo Seletivo

A seleção constará de uma prova, classificatória e eliminatória, aplicada no dia 27/11/2016 nas cidades de Cambuí, Formiga, Lavras, Santa Rita de Caldas, São Sebastião do Paraíso e Varginha. A prova terá questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa e Matemática, e uma Redação. O endereço do local da prova será indicado no Comprovante de Inscrição do Candidato.

Provas

As provas terão início às 14 horas e duração de 2 horas e meia – incluindo o tempo de preenchimento dos formulários de respostas e de redação. As portarias serão abertas às 13 horas e fechadas, pontualmente, às 13h45. Para acessar o setor de realização da prova, o candidato deverá apresentar o documento de identidade original (com fotografia) informado no requerimento de inscrição. Recomenda-se que o candidato também leve o comprovante de inscrição, para evitar confundir-se sobre o local. Durante a realização da prova, o candidato deverá utilizar somente caneta com corpo transparente, de tinta azul.

Resultados

O resultado preliminar será divulgado no endereço eletrônico www.dips.ufla.br, a partir do dia 6/12/2016 (prova objetiva/1ª fase) e de 17/1/2017 (redação/2ª fase). O resultado final e a lista de espera serão publicados a partir de 10/2/2017.

Sobre o curso

O curso é semipresencial, com atividades obrigatórias a serem desenvolvidas nas cidades-polo, em encontros presenciais previamente agendados, inclusive nos fins de semana. O período de integralização do curso é de no mínimo quatro anos.

Para realização do curso, o estudante deverá ter acesso à Internet e conhecimento básico de informática que o capacite a elaborar textos, acessar correspondência eletrônica e interagir, on-line, com tutores e professores do curso.

Consulte o Edital 255/2016 – Diretoria de Processos Seletivos/UFLA

Mais informações: