Últimos dias de inscrição no Processo de Avaliação Seriada da UFLA (PAS)

pas

Os interessados em se inscrever no Processo de Avaliação Seriada da UFLA (PAS 2016) devem ficar atentos: o prazo se encerra às 23h59 do dia 19/9/2016. As inscrições, para qualquer uma das três etapas, são feitas exclusivamente no endereço www.ufla.br/pas. Para se inscrever, o estudante deve possuir CPF e documento de identidade. A taxa de inscrição é de R$110,00 (cento e dez reais) para a primeira ou a segunda etapa e de R$55,00 (cinquenta e cinco reais) para a terceira etapa.

As provas da primeira e segunda etapas estão previstas para ocorrerem em 19 e 20 de novembro de 2016. Já a avaliação dos candidatos da terceira etapa será feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016, aplicado em 5 e 6 de novembro). Neste ano, os editais do PAS também podem ser consultados por meio de vídeo elaborado em Língua Nacional de Sinais (Libras).

Procedimentos de inscrição

Após acessar a página de inscrições, no endereço www.ufla.br/pas, o candidato deverá digitar o CPF e preencher os campos do requerimento. Para a 1ª e 2ª  etapas, indicar a opção de língua estrangeira, a cidade de realização das provas, se necessitará de atendimento especial durante as provas, e se é sabatista. Para a 3ª etapa, indicar o curso que irá concorrer, a opção de vaga (se ampla concorrência ou vaga reservada: cotas), e o seu número de inscrição no Enem 2016. Em todas as etapas é necessário responder ao Questionário de Informações Sócio-econômico-cultural.

Em seguida, o candidato deverá gerar e imprimir o Requerimento de Inscrição, com o Boleto Bancário e a Via do Candidato. Antes de efetuar o pagamento do boleto, é preciso conferir, em sua via, se as informações prestadas no ato de inscrição estão corretas. Em caso afirmativo, a taxa do boleto deverá ser paga (até 20/9/2016), procedimento que conclui o processo de inscrição.

Mas se o candidato constatar algum dado incorreto em sua via, deverá desconsiderar o requerimento com erro (via do candidato e boleto bancário) e fazer uma nova inscrição, até o dia 20/9/2016, repetindo os mesmos procedimentos.

Provas

As provas referentes à 1ª e 2ª etapas serão realizadas nos dias 19 e 20 de novembro, nas seguintes cidades: Lavras, Alfenas, Contagem, Divinópolis, Itajubá, Juiz de Fora, Varginha e Uberlândia. Já a terceira etapa é correspondente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, ao se inscrever na terceira fase do PAS, o candidato deverá fornecer o seu número de inscrição no Enem 2016.

Renovação de inscrição

O candidato do PAS deverá renovar sua inscrição no ano em que fará cada uma das etapas, em datas divulgadas pela Diretoria de Processos Seletivos (Dips). A não renovação da inscrição acarretará a sua automática exclusão do grupo no qual estiver inscrito. O candidato da terceira etapa, além de renovar sua inscrição nessa última etapa, precisa estar inscrito no Enem.

Ao se inscrever para a primeira etapa do PAS, o candidato deverá estar matriculado ou já ter concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja regular (de três anos), ou a 2ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja de quatro anos. Durante a inscrição, o candidato que estiver cursando o Ensino Médio cadastrará a escola na qual estiver matriculado, fornecendo seus dados no requerimento de inscrição.

Processo de Avaliação Seriada da UFLA

O PAS é um processo aplicado em três etapas consecutivas, sendo cada uma delas realizada ao final de cada ano do Ensino Médio. A UFLA destina 40% das vagas dos cursos de graduação presenciais, ofertadas no primeiro semestre letivo de cada ano, aos candidatos provenientes do PAS.

As provas das duas primeiras etapas são de múltipla escolha e redação; na primeira, é cobrado o programa da 1ª série do Ensino Médio, e na segunda, são cobrados os programas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Na terceira etapa do processo será considerada a nota do Enem.

A pontuação geral do candidato é obtida pelo somatório das três etapas, com os seguintes pesos: 25% para a primeira; 35% para a segunda; e 40% para a terceira.

Os candidatos que já realizaram as duas primeiras etapas deverão fazer a inscrição para a terceira, como previsto no Edital. Nessa fase, o candidato fará a opção pelo curso no qual pretende ingressar.

Vagas reservadas

Em cumprimento à Lei nº 12.711, de 29/8/2012 (Lei de Cotas), regulamentada pelo Decreto nº 7.824, de 11/10/2012 e pela Portaria Normativa nº 18, de 11/10/2012, do Ministro de Estado da Educação, é feita reserva de vagas, por curso, para os estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Editais do PAS – etapas 2016