Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola celebra 15 anos – confira as atividades comemorativas

microbiologia-simposioO Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola da Universidade Federal de Lavras (PPGMA/UFLA) organiza uma programação especial para celebrar seus 15 anos de história. Serão atividades culturais e de interação com a comunidade, momentos de homenagens e confraternização, além da promoção do I Simpósio em Microbiologia Agrícola.

O primeiro evento será em 25/9, com a apresentação de trabalhos científicos, atividades de extensão e de produtos na Praça Dr. Augusto Silva, centro de Lavras. O “Domingo na Praça” terá início às 10h. Já em 4/10 será promovida a “Terça Cultural”, com a apresentação musical dos alunos do Centro Educacional e exposição de trabalhos de estudantes e professores do PPGMA no Centro de Convivência, às 13h.

A manhã do dia 5/10 será de celebração e homenagens no Anfiteatro Professor Magno Antônio Pato Ramalho (Ramalhão), localizado no Departamento de Biologia (DBI).

Para a coordenadora do PPGMA, professora Cristina Ferreira Silva e Batista, há muitos motivos para celebração da data: “Em uma história relativamente recente, o Programa alcançou conceito 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o que indica desempenho equivalente ao alto padrão internacional. Em um pequeno grupo de programas de Microbiologia Agrícola existentes no País, apenas dois têm esse conceito. O patamar foi alcançado a partir do esforço de professores, técnicos administrativos, estudantes, coordenadores anteriores do curso, pró-reitores e reitores. É um privilégio para nós poder celebrar esses resultados”, avalia.

Confira programação completa das celebrações de aniversário.

Programação científica: I Simpósio em Microbiologia Agrícola

A celebração pelos 15 anos do PPGMA será também momento de realização do I Simpósio em Microbiologia Agrícola, a ser realizado no período de 4/10 a 6/10. As palestras e apresentações ocorrerão em período noturno (das 18h às 22h), também no Anfiteatro Professor Magno Antônio Pato Ramalho. As inscrições serão feitas a partir de segunda-feira (19/9) no Centro de Convivência. Também é possível fazer contato com os organizadores pelo e-mail smicroagri@gmail.com.

O conteúdo do primeiro dia do Simpósio estará concentrado sob o tema “Microbiologia Industrial” e será ministrado por prelecionistas da Universidade de São Paulo (USP – Lorena). Já no dia 5/10 o tema será “Inovação Tecnológica e Microbiologia Ambiental”, com uma palestra a ser ministrada por um representante do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFLA (Nintec) e outra com a professora da Universidad de La Frontera, Temuco (Chile) Maria Cristina Diez Jerez. Haverá, ainda, apresentação de núcleos de estudos do Setor de Microbiologia do DBI.

O Simpósio termina em 6/10, data em que será discutido o tema “Sustentabilidade e cadeia produtiva de cogumelos comestíveis”. Entre os prelecionistas estarão representantes da iniciativa privada, da Embrapa e da própria UFLA.

Confira a programação do Simpósio

A história a ser celebrada

O PPGMA teve início em agosto de 2001, a partir da consolidação do Setor de Microbiologia do Departamento de Biologia. Seguindo a tradição da UFLA como um centro de excelência em Ciências Agrárias, o setor propôs a criação do Programa com o objetivo de desenvolver trabalhos de pesquisa voltados para a agropecuária, agroindústria e meio ambiente. Além do desenvolvimento de pesquisa básica na área de microbiologia, o Programa tem como objetivos o desenvolvimento tecnológico e a solução de problemas relacionados à microbiologia agrícola. Neste aspecto, o contato com produtores, empresas e a comunidade em geral são de fundamental importância para a identificação de problemas e o estabelecimento de projetos de pesquisa.

Avaliado com conceito 6 pela Capes, o PPGMA conta atualmente com 12 professores, e as linhas de pesquisa são “Ecologia, genética e fisiologia de microrganismos”, “Biotecnologia de microrganismos aplicada à agropecuária e ao meio ambiente” e “Qualidade e segurança microbiológica de alimentos”. Até o momento, os trabalhos já deram origem a 56 teses e 125 dissertações.