Provas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática serão aplicadas na UFLA nesta sexta – inscreva-se

Estudantes interessados podem participar, inscrevendo-se até a quinta-feira (15)

olimpiada-brasileira-de-matematicaAs provas das Olimpíadas Brasileiras de Matemática – Nível Universitário serão realizadas nesta sexta-feira (16/9), em várias instituições – incluindo a UFLA. Aqui, as provas serão aplicadas às 8 horas, no Anfiteatro do Departamento de Ciências Exatas (DEX).

A prova é aberta para graduandos que estejam matriculados em qualquer período, de qualquer curso de instituição de ensino superior, pública ou privada. A única exigência é que o curso seja sua primeira graduação (o participante não pode ter concluído qualquer curso superior). Os interessados em participar dessa competição podem confirmar presença até esta quinta-feira (15), enviando e-mail para o endereço: obm_info@dex.ufla.br. Na mensagem, é preciso informar o nome e o curso.

A OBM, para o nível universitário, será realizada em duas fases. A primeira, no dia 16, é uma prova discursiva, com 6 questões, e duração de 4 horas e 30 minutos. Cada questão terá valor de 10 pontos. Os classificados irão para a segunda fase, uma prova discursiva realizada nos dias 22 e 23 de outubro, com três questões a cada dia.

Serão oferecidos prêmios aos estudantes que obtiverem as melhores pontuações finais, consideradas as notas das duas fases, em ordem decrescente de pontuação: medalhas de ouro, prata e bronze. A critério da banca, também poderão ser concedidas menções honrosas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Ela integra um projeto da Sociedade Brasileira de Matemática e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada para o desenvolvimento do ensino dessa disciplina e descoberta de novos talentos.

Para mais detalhes e consulta ao regulamento, consulte o site da Olimpíada Brasileira de Matemática.