Itens do Termo de Acordo entre Reitoria e SindUFLA passaram por sessões do CUNI e do CEPE nos últimos dias

ufla-logo viagemO Conselho Universitário (CUNI) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) apreciaram em suas últimas reuniões três itens relativos ao Termo de Acordo resultante das negociações entre a Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Lavras (SindUFLA), realizadas no último período de greve. As três demandas foram aprovadas pelos conselheiros.

As pautas chegaram ao CUNI na sessão de 23/8, e ao CEPE na reunião realizada na última terça-feira (30/8). No que diz respeito à transmissão ao vivo das sessões dos Conselhos via Internet, a aprovação foi seguida, no CUNI, da composição de uma comissão de cinco servidores, que serão responsáveis por elaborar as normas para orientar o procedimento. Na reunião do CEPE, houve também a indicação de representantes desse Conselho que integrarão a comissão formada no CUNI, tendo sido eleitos três membros do CEPE para colaborar com os trabalhos.

Outro ponto discutido, relativo ao Acordo, foi a divulgação das atas das reuniões do CUNI e do CEPE em sua integralidade no site da UFLA, após sua aprovação pelos conselheiros.  Atualmente, é divulgada uma síntese dos assuntos tratados.

Também como fruto das negociações com o SindUFLA, haverá alteração no prazo para convocação das sessões ordinárias dos Conselhos Superiores, que ocorrerá agora com cinco dias úteis de antecedência (a norma até então vigente previa 48 horas). Com a maior antecedência, destacou-se que fica mantida a possibilidade de inserções de pautas extras nas excepcionalidades. O novo prazo será estendido a todos os colegiados da UFLA.

Para o presidente dos Conselhos, professor José Roberto Soares Scolforo, as alterações são benéficas principalmente por permitir que os conselheiros tenham mais tempo para se dedicarem à apreciação do que será discutido e para consultarem as categorias às quais representam, caso seja necessário. “Além disso, a divulgação da ata e a transmissão das reuniões visam ao aprimoramento da transparência e a um maior envolvimento de toda a comunidade acadêmica com os assuntos da Universidade, o que tem importância indiscutível”, diz.