Dired/UFLA e Caed/UFMG iniciam trabalho para implantação do GiAVA na UFMG

giava-reuniao-ufmgUm trabalho na área de gestão pedagógica dos cursos a distância, desenvolvido na UFLA, também será utilizado pelo Centro de Apoio a Educação a Distância (Caed) da UFMG: essa instituição pretende implantar o sistema Gestão Inteligente de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (GiAVA), desenvolvido na UFLA e já em uso pela equipe da Coordenaria Pedagógica da Diretoria de Educação a Distância da UFLA (Dired). O GiAVA é um ambiente de gestão de qualidade em AVA’s.

No dia 23/8, integrantes do Laboratório de Inteligência Computacional e Sistemas Avançados (Licesa, da UFLA), e da Dired, reuniram-se com a diretoria e com equipe do Caed/UFMG para acertar detalhes sobre a implantação do sistema GiAVA naquela instituição. Pela UFLA, participaram Fabrício Guimarães e Eduardo Petrini (ambos do Licesa) e o coordenador pedagógico da Dired, Warlley Ferreira Sahb.

Na reunião, foram discutidos aspectos da instalação, adaptação e disponibilização do sistema, além de detalhes sobre o processo de capacitação. A Coordenadoria Pedagógica da Dired deverá ministrar cursos de formação inicial e continuada à equipe de trabalho do Caed/UFMG.

“Os processos de implantação e de formação encontram-se adiantados e a previsão de início dos trabalhos é para o médio prazo. A utilização do GiAVA pela UFMG vem trazer escalabilidade ao processo de desenvolvimento e ajustes contínuos do sistema, uma vez que o plano é disponibiliza-lo para uso com os mais de 33 mil alunos dos cursos de graduação a distância e presencial daquela Universidade”, informa Warlley Sahb.

O GiAVA  é um ambiente computacional inteligente para o acompanhamento dos usuários dos AVA’s (Moodle) e de apoio à gestão de qualidade e a tomada de decisão. Tem como objetivo disponibilizar uma ferramenta web composta por painéis nos quais são visualizadas informações de uma forma gráfica e de fácil compreensão para diferentes níveis de usuários, como administradores, coordenadores, tutores e alunos.

Além dessa e de outras funcionalidades aplicadas à gestão pedagógica e administrativa de cursos a distância, a equipe da Coordenadoria Pedagógica utiliza o GiAVA para municiar as coordenações de tutoria e as coordenações de cursos a distância com informações, quantitativas e qualitativas, relacionadas ao desempenho das funções de tutores e docentes que trabalham nos cursos a distância.

O GiAVA foi desenvolvido pela Coordenadoria Pedagógica da Dired/UFLA, em parceria com o Laboratório de Inteligência Computacional e Sistemas Avançados (Licesa), sob a coordenação do professor Ahmed Ali Abdalla Esmin (DCC). Este projeto conta também com o apoio da Diretoria de Educação a Distância (DED), da Capes.