Diretoria de Educação a Distância divulga dados de pesquisa sobre o Campus Virtual

campus-virtual-capaA Diretoria de Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras (Dired/UFLA) realizou entre os dias 15/7 e 5/8 uma pesquisa com os usuários (discentes e docentes da Universidade) sobre a Plataforma Campus Virtual, com o intuito de realizar melhorias constantes no serviço prestado.

Na pesquisa alguns dados são de extrema importância para o planejamento estratégico do Campus Virtual. Entre eles destaca-se: a facilidade de navegação na plataforma (80,35% consideraram fácil a navegação); a eficiência e praticidade do suporte online mantido pela Dired (92% dos usuários assim avaliaram); a facilidade na solicitação de criação de salas virtuais na plataforma (estimado por 92,86% dos docentes respondentes), entre outras.

Importante destacar que não foram diferentes os resultados obtidos na pesquisa de satisfação com os discentes da UFLA: 64,81% consideram o Campus Virtual visualmente atraente; 75,84% avaliaram que as atividades desenvolvidas (trabalhos, fóruns de discussão ou atividades avaliativas) ajudaram a atingir os objetivos propostos para as disciplinas.campus-virtual-site

Vale também ressaltar dois dados extraídos da avaliação com os discentes: 81,89% consideram que a utilização da Plataforma Campus Virtual traz ganhos/melhorias às disciplinas cursadas e, ainda, 92,78% informam que recomendariam o uso do Campus Virtual aos professores que ainda não o utilizam.

Além disso, as diversas sugestões mencionadas na pesquisa serão analisadas pela Dired e aplicadas posteriormente, sempre com a finalidade de deixar a Plataforma mais atrativa para seus usuários e, sobretudo, com o objetivo de tornar o ambiente virtual uma ferramenta de apoio didático-pedagógico disponível a toda comunidade acadêmica.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA