UFLA na mídia: peixe-zebra é destaque no Diário do Comércio

DIARIO_COMERCIOMais uma vez as pesquisas com peixe-zebra realizadas na Universidade Federal de Lavras(UFLA) foram retratadas na mídia. Desta vez, no Diário do Comércio, de quarta-feira (24/8). Zebrafish ou peixe paulistinha tem sido uma espécie aliada da ciência nas pesquisas da área biomédica, nos estudos comportamentais, genéticos, toxicológicos. Depois dos roedores, eles são atualmente os modelos animais mais utilizados para pesquisas experimentais, devido à semelhança genética com seres humanos, apresentando-se como modelo alternativo.

Desde 2010 a UFLA mantém uma ala de peixes em seu Biotério Central, com a criação de peixes-zebra para pesquisa. No momento, estão em desenvolvimento pesquisas que podem gerar novos conhecimentos sobre alterações hormonais, alcoolismo, agrotoxicologia e ecotoxicologia.

Confira neste link a matéria completa do Diário do Comércio

Acesse aqui a matéria publicada pela Assessoria de Comunicação da UFLA.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.

SiSU 2016/2: UFLA divulga a nona chamada – matrículas de 26 a 30/8

ufla-sisu-2016-2A Diretoria de Registro e Controle Acadêmico da UFLA (DRCA) divulgou no dia 25 a lista de convocados em nona chamada no Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2016/2), para ingresso na UFLA no segundo período letivo de 2016. Os estudantes chamados devem se matricular no período de 26 a 30 de agosto de 2016.

A matrícula é efetivada com a entrega (presencial ou envio por Sedex) da documentação exigida na instrução de matrícula, lacrada em envelope. Essa documentação inclui a ficha-cadastro preenchida, impressa e assinada. Há instruções específicas de matrícula para Ampla Concorrência e Vagas Reservadas.

entrega presencial deve ser feita no Setor de Atendimento da DRCA (Centro Administrativo da UFLA, das 8 às 12 horas ou das 14 às 17 horas, no dia 26, 29 ou 30 de agosto). Aqueles que optarem pelo envio via Sedex devem fazer a postagem com data até 30 de agosto.

Consulte todos os documentos e normas nas instruções de matrícula:

Instruções de matrícula – Ampla Concorrência

Instruções de matrícula – Vagas Reservadas

Próxima chamada

A décima chamada tem previsão de divulgação para o dia 1º/9 e sua matrícula está prevista para o período de 2 a 6/9/2016. O segundo período letivo de 2016 terá início em 19 de setembro.

Vagas na UFLA

Todas as 1.255 vagas ofertadas para o segundo período letivo de 2016 são destinadas a candidatos vindos do SiSU. Desse total, 629 são reservadas para grupos de estudantes cotistas, em atendimento à Lei 12.711/2012. A oferta das vagas da UFLA pelo SiSU está regulamentada pelo Edital 221 – Dips/UFLA.

SiSU 2016/2 – 9ª Chamada

Núcleo de acessibilidade produz vídeo com tutorial em libras para inscrição no PAS

LibrasAs inscrições, para as três etapas do Processo de Avaliação Seriada da Universidade Federal de Lavras (PAS/UFLA) poderão ser feitas das 9h do dia 16/8 até as 23h59 do dia 19/9. Para que todos tenham acesso às inscrições, o Núcleo de Acessibilidade (NAUFLA/Praec) produziu um vídeo com um tutorial em Língua Brasileira de Sinais explicando passo a passo como a inscrição deve ser realizada.

O vídeo é uma ação educativa do Núcleo, como parte do projeto UFLA Acessível em Língua Brasileira de Sinais, do Departamento de Educação (DED). O vídeo é apresentado pelo tradutor e intérprete Welbert Vinícius de Souza Sansão.

Confira neste link o vídeo do NAUFLA

Os editais das três etapas do PAS foram disponibilizados pela Diretoria de Processos Seletivos (UFLA/Dips). Os documentos podem ser consultados no endereço www.ufla.br/pas. As datas previstas no cronograma para aplicação das provas da 1ª e da 2ª etapas são 19/11 e 20/11. Para os candidatos da terceira etapa, a avaliação será feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ser realizado em 2016.

Camila Caetano- jornalista/ bolsista UFLA.