Professora da Universidade de Toyo ministra palestra na UFLA

DSC06550A economista Sayaka Sano, professora na Universidade de Toyo/Japão, proferiu a palestra “Agricultural problems and new consumer movemet to support agriculture in Japan” no Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA) aos estudantes do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão.

Atualmente Sayaka está como pesquisadora visitante do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A palestrante apresentou informações sobre a economia japonesa e seus desafios, retratando o envelhecimento da população japonesa e os reflexos disso no campo e na produção de alimentos.

De acordo com a professora, os alimentos no Japão são mais caros que no Brasil, pois há uma importação considerável de alimentos, sendo dos EUA o maior volume importado. Durante a palestra, Sayaka usou comparações numéricas, tabelas de indicadores de importação, exportação e produção agrícola, sempre buscando um paralelo entre a situação do Brasil e a do Japão.DSC06573

Ela comentou que o grande agravante no Japão é a baixa natalidade que levou a população a um grande envelhecimento geral, sendo assim, os trabalhadores do campo, que estão envelhecendo, não conseguem produzir a quantidade necessária de alimentos para o país, o que gera certa insegurança alimentar. Para tentar modificar essa situação os consumidores no Japão apoiam os produtores, buscando consumir os produtos locais.

Luiz Alberto Araujo da Silva- bolsista Proat/Ascom