​Programa da Biblioteca já realizou mais de 20 mil empréstimos de netbooks – e é ampliado

emprestimo-netbook-bibliotecaO serviço de empréstimo de computadores portáteis (netbooks) aos usuários da Biblioteca Universitária da UFLA (BU) ultrapassou uma importante marca: desde seu lançamento, em 2011, foram realizados mais de 20.600 empréstimos. E esse número tende a aumentar em ritmo mais acelerado, já que o serviço conta, a partir de 15 de agosto, com mais 60 computadores, que se somarão aos 130 netbooks.

O projeto inovador foi lançado na VI Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA (SLBU), em outubro de 2011, a fim de proporcionar ao estudante acesso ao computador, fora do câmpus, para fins acadêmicos. O usuário pode realizar o empréstimo domiciliar por 10 dias corridos do netbbook, acompanhado de periféricos como cabo de acesso à internet e capa protetora.

Os 60 computadores foram repassados pela Diretoria de Educação a Distância (Dired, antigo Centro de Educação a Distância – Cead). De acordo com o coordenador do Cead na época, professor Ronei Ximenes Martins, a opção de doação à Biblioteca se deu para que os netbooks pudessem ser utilizados pelos estudantes em geral, sem distinção de departamento ou curso.

Inclusão digital

O serviço de empréstimo de computador portátil faz parte da política de inclusão digital da UFLA, defendida pela Direção Executiva, em conjunto com a Diretoria de Gestão da Informação (DGTI) e a Biblioteca. A Universidade também provê acesso à internet sem fio gratuitamente, em todo o câmpus universitário, à comunidade acadêmica.

Histórico do programa

Com mais 60 netbooks como este, programa conta com 190 computadores
Um dos 60 netbooks repassados: programa passa a contar com 190 computadores

A ideia de criar esse serviço partiu do analista de Tecnologia da Informação Anderson Bernardo dos Santos (DGTI) e, para a iniciativa, foi criada uma política de utilização e segurança. “Apesar da alta rotatividade de empréstimo domiciliar desse recurso tecnológico, aos cuidados de diferentes usuários da BU, o equipamento apresenta baixo índice de danos técnicos. E beneficia, sobretudo, os estudantes que não possuem esse equipamento”, avalia o diretor da BU, Nivaldo Calixto Ribeiro.

O programa serviu de inspiração para implantação ou estudos de viabilização em outras instituições, tendo sido apresentado em eventos de Biblioteconomia. A demanda é tão significativa que desde a implantação até agosto de 2016 houve 5.358 pedidos de reservas pelo equipamento.