InovaCafé promove Treinamento em Sustentabilidade do Café

IMG_6785Cerca de trinta estudantes participaram nos dias 4 e 5 de agosto de um treinamento em sustentabilidade do café promovido pela Agência de Inovação do Café (InovaCafé) e a Plataforma Global do Café – uma iniciativa público-privada global que alinha as atividades de uma rede diversificada de membros e parceiros para cumprir os compromissos globais feitas através da Visão 2020 e criar um setor cafeeiro próspero e sustentável.

A linha-mestra do curso é o Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), um documento de elaboração coletiva feito pela cadeia do café que vem sendo utilizado no País inteiro, principalmente nos principais estados produtores de café, como um manual de boas práticas agrícolas e com foco em levar a sustentabilidade para os pequenos e médios produtores.

Durante os dois dias de capacitação, os estudantes conheceram 122 práticas em 11 áreas temáticas. “O objetivo é que essas práticas sejam levadas aos produtores para que os mesmos não fiquem de fora dessa tendência de mercado, que é o café com origem sustentável, com rastreabilidade, preservando os recursos naturais e seguindo a legislação trabalhista e ambiental”, explica o engenheiro agrônomo que atua na área de consultoria nos projetos de sustentabilidade na Plataforma Global do Café e palestrante, Sylvio Padilha.

IMG_6825O curso instigou a participação e o debate entre os participantes para estimular a troca de informações. Assuntos como IDH (Iniciativa do Comércio Sustentável); o Programa Brasil da Plataforma Global do Café no mundo; o Currículo de Sustentabilidade do Café; o porquê de se tornar sustentável, gestão de propriedade e aspectos econômicos; e gestão ambiental, entre outros, foram abordados durante o treinamento.

O treinamento faz parte de uma iniciativa da Plataforma Global do Café e está alinhado com a Visão 2020, em parceria com a OIC (Organização Internacional do Café) e a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, onde foram selecionados objetivos e metas relevantes para o desenvolvimento sustentável da cafeicultura no mundo.

“A universidade é o celeiro do pessoal da inovação: o aluno que sai daqui é quem está mais propenso a ideias novas, é quem mais compra essa ideia da sustentabilidade e está preocupado com o futuro do globo como um todo, é muito importante mobilizar, sensibilizar e contar com a parceria do jovem para ganharmos escala com esse movimento”, ressalta Sylvio.

Texto e Fotos: Vanessa Trevisan (Ascom InovaCafé)