Contribuições das tecnologias digitais na educação superior é tema de livro lançado por servidor da UFLA

capa-livro-warlleyO aumento da oferta de educação superior é um processo claramente apoiado ou realizado pelos governos de diversos países. Esse fenômeno tem a ver com o aumento do grau de exigência dos processos econômicos e de democratização dos países em busca da escolarização das populações que ascendem a níveis maiores de participação social, mas também se relaciona com a procura necessária por qualificação profissional. Realizar esta expansão da educação superior, fomentando, ao mesmo tempo, os processos de integração transnacionais, contribui também para o combate às desigualdades regionais.

A complexidade desta temática é apresentada na obra “Educação Superior no Mercosul: contribuições das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de expansão e integração educacional”. De autoria do servidor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Warlley Ferreira Sahb, traz uma releitura da tese de Doutorado, defendida na PUC São Paulo em fevereiro de 2016 e das experiências vivenciadas durante a realização do doutorado sanduíche realizado na Universidade Aberta de Portugal (2014). Atual coordenador Pedagógico da Diretoria de Educação à Distância da UFLA (Dired/UFLA), Warley apresenta um resgate que envolve cinco temas fundamentais da educação: Tecnologias da Informação e da Comunicação (TDIC), Currículo, Territórios, Aprendizagem, Direitos Sociais.

Os temas são tradados em profundidade, incluindo aspectos geopolíticos das redes transnacionais. Reconhecendo a evidência e importância da integração das TDIC no contexto escolar, mas, ao mesmo tempo, lançando sobre este fenômeno um olhar crítico e contextualizado, o trabalho constata que a inserção das TDIC na educação – nas escolas ou nas universidades – não trará, de forma automática, mudanças ou inovações para os currículos. Essa abordagem evidencia, mais uma vez, a necessidade de um trabalho conjunto e colaborativo que envolva políticas públicas, agentes educacionais e comunidade.

O professor Fernando Almeida (PUC-SP/TV Cultura), orientador de Warley no Doutorado, assina o prefácio da obra, apresentando-a como leitura obrigatória para estudiosos da temática. Cita o conteúdo referente ao direito à educação, sobretudo para os grupos sociais mais excluídos, como de espinhoso tratamento histórico e conceitual. “O livro os enfrenta, com história, com dados e com teorias amplas”, complementa.

A obra está disponível em publicação online pela Editora Novas Edições Acadêmicas.

Confira a íntegra acessando o link