Estudantes da UFLA participarão do Encontro de Estudantes Negros, Negras e Cotistas da UNE

enunecerto

Estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que fazem parte da equipe de organizadores do Encontro do Orgulho Crespo de Lavras, evento que visa o empoderamento e união dos afrodescendentes, estarão entre os participantes do 5º Encontro de Estudantes Negros, Negras e Cotistas da União Nacional dos Estudantes UNE (Enune), que acontece de 5 a 7 de agosto, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.

A edição deste ano celebra 10 anos da realização do primeiro encontro e terá como tema ‘’Minha presença te incomoda? Conquistar direitos e afrontar o racismo’’. A escolha da cidade de Salvador para a realização do 5º Enune é simbólica, já que a capital baiana tem a maior ancestralidade africana, 50,8% do seu povo, sendo considerada a cidade mais negra fora do continente africano. A UFBA também é representativa para os estudantes negros do País, sendo uma das primeiras universidades federais do país a adotar o sistema de cotas raciais, em 2005, como Programa de Ação Afirmativa.

Isadora Ramos, Cleyson Duarte e Laissa Ferreira: a voz da UFLA no Enune

Segundo o diretor de combate ao racismo da UNE, Rodger Richer, esta edição vem para ampliar os horizontes da luta contra o racismo. ‘’Traremos para a discussão uma agenda global abrangendo tanto a vida universitária como o genocídio da população negra, o afrontamento ao racismo, a criação de políticas de segurança pública antirracistas, e também o aspecto cultural’’, falou.

A UFLA será representada por três estudantes da graduação: Isadora de Oliveira Ramos (Engenharia Química), Laissa Ferreira (Filosofia) e Cleyson Duarte (Educação Física). Eles fazem parte da equipe de organizadores do Encontro do Orgulho Crespo de Lavras, encontro que já teve sua terceira edição na cidade e se tornou um projeto de extensão cadastrado na Universidade.

O que: 5º Enune

Quando: De 5 a 7 de agosto

Onde: Universidade Federal da Bahia – Centro de Educação Física e Esportes – Rua Dorilândia, 105 – Ondina, Salvador – Bahia

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/252550805133217/