Estudantes estrangeiros já podem se inscrever para o exame Celpe-Bras

internacionalizacaoJá estão abertas as inscrições para a segunda e última aplicação do exame Celpe-Bras neste ano. O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros, reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro, sendo desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC).  Os estudantes estrangeiros da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que tenham interesse podem se inscrever pelo site http://celpebras.inep.gov.br/inscricao/ até o dia 18/8.

As provas serão realizadas entre os dias 18 e 20 de outubro e ocorrerão, simultaneamente, em todos os postos aplicadores, no Brasil e no exterior. Em Belo Horizonte, os exames podem ser realizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

A professora Débora Racy Soares, responsável pelas disciplinas de Português como Língua Estrangeira na UFLA,  explica que o Celpe tem como objetivo certificar o nível de proficiência do aluno, por meio da avaliação do domínio de suas habilidades na língua-alvo, em situações de uso. No exame, composto pelas partes oral e escrita, tanto a produção quanto a compreensão em língua estrangeira são avaliadas. “Para efeito de certificação são considerados, em um único exame, quatro níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior”, afirma a professora.

No ato da inscrição, além dos dados pessoais do candidato, será solicitado o preenchimento de um pequeno questionário, com informações sobre aspectos culturais do Brasil e aprendizado da língua portuguesa, entre outras. Após o preenchimento da ficha de inscrição, disponibilizada online, é preciso entrar em contato com o Posto Aplicador escolhido para a realização da prova.

Para a devida efetivação da inscrição, além do pagamento da taxa para a realização do exame (R$150), será necessário enviar comprovante de pagamento e cópia do documento de identificação com foto.

Em caso de dúvidas sobre o exame ou preenchimento do formulário, entre em contato com a professora Débora pelo ramal 4671 ou pelo e-mail debora.soares@ded.ufla.br

Veja a matéria: Aluna estrangeira da UFLA alcançou proficiência em Língua Portuguesa e foi aprovada no exame Celpe-Bras

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA