DCA lançou Planejamento Estratégico para período 2016-2020

dca-1O Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (DCA/UFLA) promoveu na quarta-feira (20/7) uma cerimônia de lançamento de seu Planejamento Estratégico para o período 2016-2020. Estudantes, professores e técnicos administrativos participaram do evento, realizado à noite no anfiteatro do Departamento.

De acordo com o chefe do DCA, professor Luís Roberto Batista, a iniciativa de construir o planejamento estratégico tem o objetivo de garantir que o Departamento esteja estruturado e preparado para desenvolver com qualidade suas atividades, mesmo em períodos de adversidades. “É também uma instrumento importante para nos organizarmos para a implementação de melhorias. A elaboração exigiu o período de um ano até que chegássemos nesse estágio de lançamento”, diz.

Um diferencial do Planejamento Estratégico do DCA é o fato de que sua construção envolveu a articulação entre dois departamentos da Universidade, já que a UFLA Júnior Consultoria Administrativa, empresa júnior do Departamento de Administração e Economia (DAE), foi responsável por conduzir o processo, juntamente com a equipe do DCA. Para o coordenador da empresa, professor Paulo Henrique Vicente Leme, que representou no evento o DAE e a UFLA Júnior, a parceria foi produtiva. “Estaremos à disposição para acompanhar a implementação do planejamento, que tem tudo para alcançar o sucesso, já que a equipe do DCA é um de seus pontos fortes e, com certeza, estará comprometida com esse projeto”.

Professor Paulo explicou que um planejamento estratégico não é algo “engessado” – e por isso sofre adaptações e melhorias ao longo de sua execução. “O mais importante do planejamento é seu processo de construção, porque envolve a participação de todos – neste caso, envolveu alunos, professores e técnicos administrativos”.

A interação entre departamentos para construção de projetos que visem à melhoria dos processos foi um ponto destacado pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, que presidiu a cerimônia de abertura do evento. “A soma dos conhecimentos é que garante nossa força como Universidade”. Scolforo também ressaltou o papel de protagonismo do DCA e o potencial que possui para se tornar referência no país, com forte inserção internacional. “Tenho certeza que esse planejamento estratégico trará grandes contribuições. Como já dito, os benefícios começaram em sua estruturação, por aproximar as pessoas, aumentar as conversas e as trocas de experiências. A construção conjunta de propósitos é extremamente positiva. Os resultados que virão estarão balizados no dever da universidade pública não só de ofertar uma formação de qualidade, como desenvolver inovações que gerem negócios, renda e progresso social, mostrando à sociedade que vale a pena investir no ensino público e gratuito”.

dca-2Na composição da mesa do honra da solenidade estavam, além do reitor e do professor Luis Roberto, a coordenadora do curso de graduação em Engenharia de Alimentos, professora Alcinéia de Lemos Souza Ramos; o representante dos professores aposentados do DCA,
Paulo Roberto Clemente; o coordenador adjunto do programa de pós-graduação em Ciência dos Alimentos, professor Eduardo Mendes Ramos; a presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do DCA, representando as comissões permanentes do Departamento, administradora Jéssica de Oliveira Bottrel Reis; a presidente do Centro Acadêmico do curso Engenharia de Alimentos, representando o corpo discente, Flávia Débora da Silva.

Após a abertura do evento, houve apresentações relacionadas ao Planejamento Estratégico, com posterior encerramento das atividades.