UFLA participa de assembleia geral do ConCafé, em Alfenas

Solenidade de abertura da 3ª assembleia do ConCafé

Foi realizada na última sexta-feira, dia 15, a terceira assembleia geral do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Café no Sul e Sudoeste Mineiro (ConCafé), na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas.

Prefeitos de diversos municípios do Estado, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG), sindicatos, associações e instituições de ensino estiverem presentes no evento. O Polo de Excelência do Café e a Agência de Inovação do Café (InovaCafé), órgãos sediados na Universidade Federal de Lavras (UFLA), foram representados pelo professor Paulo Henrique Leme (DAE) e pelo coordenador de pesquisas e serviços em gestão do Centro de Inteligência em Mercados da UFLA, Diego Humberto de Oliveira.

O professor Paulo Henrique Leme, apresentou o planejamento de atividades do consórcio e falou sobre os efeitos das recentes chuvas na qualidade da safra e os reflexos no mercado cafeeiro

Durante a assembleia foram apresentadas diretrizes e ações do setor cafeeiro de grande impacto direcionadas para as regiões Sul e Sudoeste mineiro, que, em conjunto, se tornam a maior região produtora de café do mundo. Também foram definidos três eixos estratégicos fundamentais para atuação do ConCafé: o marketing dos cafés, das pessoas e da região Sul e Sudoeste de Minas Gerais; a difusão de informações para promover o fluxo de dados de qualidade para os cafeicultores sobre o mercado nacional e internacional; e a promoção e interlocução setorial para consolidar o desenvolvimento da região.

O professor Paulo Henrique Leme apresentou o planejamento de atividades do consórcio e falou sobre os efeitos das recentes chuvas na qualidade da safra e os reflexos no mercado cafeeiro: “Acreditamos na articulação do Polo e da Agência de Inovação do Café com projetos como o ConCafé. Juntos, conseguiremos contribuir com a cafeicultura e com o fortalecimento do nosso Estado”, ressalta.

Café na UFLA

A Universidade Federal de Lavras integra diversas iniciativas voltadas para o desenvolvimento da cafeicultura: os ambientes abrigados na universidade contribuem com a geração de pesquisas, inovações e tecnologias voltadas para o mercado. Atualmente a InovaCafé é o espaço que promove a sinergia entre estudantes, professores e pesquisadores da UFLA.

Texto: Vanessa Trevisan (Ascom InovaCafé)