Plano de Capacitação realizou 451 capacitações no primeiro semestre – conheça os cursos

Oferecendo oportunidades para todos os colaboradores da UFLA, o Plano de Capacitação dos Servidores 2016 já realizou 451 capacitações no primeiro semestre e teve vários de seus cursos concluídos nos últimos dias. Até o início de julho, 16 cursos foram ministrados.

O curso finalizado mais recentemente foi a Capacitação em Primeiros Socorros, concluída em 6 de julho. Durante o curso, os participantes foram orientados sobre técnicas de atendimento pré-hospitalar em situações de emergência e urgência. O curso teve a coordenação da professora Giancarla Botelho Santos (DSA) e do comandante Juliano Calixto de Sousa (5º Pel. BM/ 9º BBM). Essa capacitação teve 26 servidores inscritos. Em aulas teóricas e práticas, eles aprenderam sobre procedimentos a serem tomados em casos de afogamento, paradas cardiorrespiratórias, hemorragias, picadas de animais peçonhentos, entre outras emergências.

O curso Básico de Língua Brasileira de Sinais – Módulo I foi ministrado de 16/3 a 6/7. Sob coordenação da professora Erica Alves Barbosa Medeiros (DED), os participantes iniciaram a capacitação para se tornarem agentes que se comuniquem em Libras e promovam acesso à informação ao público surdo na Universidade.

Turma da capacitação em Recursos Hídricos visita a Estação de Tratamento de Esgoto.

Esclarecer os servidores sobre os processos de gestão das águas na Universidade foi o objetivo do curso Gestão de Recursos Hídricos na UFLA. Entre os aspectos vistos, estavam: proteção da quantidade e qualidade dos mananciais; tratamento de água para consumo humano; tratamento de águas residuárias; e racionalização e reuso de água. Entre as atividades foram realizadas visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água, à Estação de Tratamento de Esgoto e um ciclo de visitas orientadas. O curso também foi encerrado em 6 de julho, tendo como instrutores os engenheiros Dyego Maradona Ataide de Freitas, Wander Clay Pereira Dutra e os professores Camila Silva Franco e Mateus Pimentel de Matos.

A capacitação em Carreira e Relatório de Atividade Docente envolveu 125 docentes inscritos em cinco turmas. A última teve o curso ministrado no dia 5 de julho. Com a parceria da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), o curso ofereceu aos docentes conhecimentos básicos sobre a carreira e capacitação para a elaboração do Relatório de Atividade Docente (RAD). O curso foi ministrado pelos professores Carlos Eduardo Volpato (DEG, também coordenador) e Eduardo Pinto Filgueiras (DZO). Um manual da CPPD foi entregue para os participantes.

Já o curso Qualidade no Atendimento foi encerrado em 23 de junho. Nele, os servidores foram atualizados sobre fundamentos de qualidade e procedimentos de atendimento para a satisfação do público. O curso foi coordenado por Alexandre de Carvalho Silva (Cead) e teve como instrutora Teresa Cristina Martins (Dips).

Novos cursos serão oferecidos a partir de agosto. Para conhecê-los, acesse o site do Plano de Capacitação. A progressão por capacitação profissional é a mudança de nível, no mesmo cargo e nível de classificação, decorrente da obtenção, pelo servidor, de certificação em programa de capacitação compatível com o cargo ocupado, o ambiente organizacional e a carga horária mínima exigida. O Plano é desenvolvido pelas Coordenadorias de Capacitação e Avaliação, e de Gestão de Competências, vinculadas à Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP).