Projeto da UFLA promove a preservação do patrimônio de Ciência & Tecnologia da Universidade

2015-02-28 10.16.19A origem da Universidade Federal de Lavras (UFLA) se encontra atrelada à formação e consolidação da antiga Escola de Agricultura de Lavras (ESAL), criada em 1908. Ao longo destes mais de 100 anos, a Universidade preservou diversos artefatos de Ciência & Tecnologia (C&T), provenientes da ESAL, utilizados inicialmente nos laboratórios de ensino e pesquisa e nas aulas práticas. A maioria foi incorporada ao acervo do Museu Bi Moreira (MBM); e outros aparatos, como as máquinas agrícolas, se mantêm em exposição em diferentes áreas do câmpus.

As ações de preservação dessa importante parcela do patrimônio cultural da UFLA estão sendo intensificadas por meio do projeto “A importância do Patrimônio de C&T da UFLA: mapeamento, política de preservação e musealização”, iniciado em 2016, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Este projeto, coordenado pelo professor Thomaz Chaves e pela museóloga Patricia Muniz visa inserir efetivamente a UFLA no movimento nacional e internacional de ampliação e disseminação da conservação e comunicação do patrimônio de C&T.

Na primeira fase do projeto, serão identificados os aparatos de C&T até a década de 1970, que podem estar em desuso nos departamentos e setores da UFLA. Ressalta-se que patrimônio de C&T, é composto por “bens produzidos e/ou utilizados nas atividades de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico. Ou seja, aqueles bens que participaram do cotidiano dos laboratórios de pesquisa do país e contribuíram para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil, e que atualmente se encontram obsoletos e/ou em desuso”, explicam os responsáveis pelo projeto.

Para que o projeto seja realizado com êxito é necessária a participação e colaboração de todos os professores, técnicos administrativos e discentes da UFLA, que lidam cotidianamente com esses aparatos de C&T, para que este patrimônio possa ser identificado nas dependências da Universidade. Nesta fase inicial, a equipe do Museu fará a avaliação e o cadastro dos aparatos nos locais. Por isso, qualquer informação poderá ser repassada ao Museu por meio do telefone (35) 3829-1205.

Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA