Comunicação e marketing no esporte são áreas de pesquisa de novo núcleo de estudos

Palestra do professor Ary Rocco.

A palestra “Gestão do Esporte no Brasil e na América Latina”, proferida pelo professor Ary José Rocco Júnior (USP), marcou o lançamento do Grupo de Pesquisa e Estudos em Comunicação e Marketing no Esporte (Gepecom) da UFLA. A solenidade foi realizada na tarde dessa sexta-feira, 17, no Auditório da Fundecc. Com a criação do grupo, a Universidade se insere em uma nova área de pesquisa, conforme destacou o coordenador, do Gepecom, professor Marcelo de Castro Teixeira (DEF): “Trata-se de uma parceria para o estudo da gestão esportiva, área nova e que precisa se desenvolver”.

O grupo se reunirá quinzenalmente, nas sextas-feiras, no Departamento de Educação Física (DEF). A primeira reunião está marcada para o dia 24 de junho. Os membros do Gepecom realizarão estudos visando à geração de conhecimento na área, inclusive com a produção de artigos científicos. Para tanto, pesquisadores de outras instituições, assim como profissionais da gestão esportiva de Lavras, foram convidados para participarem do núcleo.

Pesquisadores, docentes e profissionais reunidos no lançamento do Gepecom.

O Gepecom já nasceu com a proposta de realizar estudos em conjunto com o Gepecom da USP, de acordo com o mestrando daquela instituição e ex-aluno da UFLA, Pedro Parolini. “Ainda há pouca discussão a respeito do marketing esportivo”, ressaltou. Essas pesquisas também serão importantes para o DEF: “É importante que o Departamento abranja mais áreas de pesquisa”, considerou o professor Sandro Fernandes, coordenador de Esporte e Lazer da UFLA.

Na palestra, o professor Ary Rocco abordou a estrutura da gestão esportiva brasileira: políticas públicas, cursos na área e temas emergentes. Ele falou sobre a heterogeneidade da gestão esportiva nos países da América Latina e demonstrou como o Brasil pode tomar a iniciativa de se tornar uma potência esportiva nessa região – embora, atualmente, haja uma ineficiência na gestão que se reflete nos resultados. O professor Ary Rocco é fundador do Gepecom da USP e professor da sua Escola de Educação Física e Esporte (EEFE).