UFLA de Portas Abertas reuniu cerca de dez mil estudantes do Ensino Médio



16 de junho de 2016, 1:38 pm , com 9.784 visualizações

IMG_0272Aproximadamente dez mil estudantes do Ensino Médio, de 98 municípios, estiveram na Universidade Federal de Lavras (UFLA) nesta quarta-feira (15/6) na mostra de profissões promovida pela instituição – a segunda edição do UFLA de Portas Abertas, evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), com a colaboração de toda a comunidade acadêmica. O movimento foi intenso das 8h às 19h, com a participação de mais de 150 escolas públicas e particulares.

O UFLA de Portas Abertas tem por finalidade auxiliar na orientação profissional dos estudantes que participam do evento. “Eu moro na roça há 15 anos. Agronomia sempre foi um sonho pra mim. Com a visita à Universidade, só reafirmei a minha opção. Quero muito estar envolvido em aulas teóricas e práticas e nesse universo”, comentou o estudante do 3º ano Luiz Guilherme Pereira Valias, da Escola Estadual Barbara Heliodora de São Gonçalo do Sapucaí (MG).

O evento contou com o envolvimento de 29 cursos de graduação da UFLA. Os visitantes conversaram com professores e estudantes das distintas áreas, numa troca de experiências e informações determinante para seu futuro. A comunidade acadêmica esteve organizada nos departamentos para receber os participantes com visitas guiadas, palestras, demonstrações e apresentações culturais. Em cada lugar da Universidade havia uma programação extensa com diversas atividades teóricas e práticas. Assim, os estudantes do Ensino Médio tiveram a oportunidade de conhecer os cursos, a estrutura da instituição e as pesquisas desenvolvidas.

IMG_0185Para o professor de História Lupércio Martins Coelho, do Colégio Alpha do Grupo Unis de Varginha (MG), essa aproximação dos estudantes do Ensino Médio com os universitários e toda a infraestrutura que a UFLA possui é muito relevante. “É importante para motivar os alunos, sendo também decisiva na escolha do curso e, por consequência, para a futura carreira profissional”.

Para motivar ainda mais os estudantes, é necessário mostrar tudo o que a UFLA oferece. Assim, além de apresentar os cursos ofertados na instituição, o evento também divulgou as ações que são realizadas para auxiliar os discentes. “Fiquei sabendo que existem soluções para facilitar o acesso de alunos de baixa renda, como bolsas de estudos, moradia estudantil e até mesmo o Restaurante Universitário. Estou feliz em saber que tenho opções para me manter aqui”, relatou a estudante do 3º ano Jucélia Andrade, da Escola Presidente Tancredo Neves de Carmópolis de Minas (MG).

image169Uma avaliação positiva

Em sua segunda edição, o evento alcançou grande repercussão. Até as 13h30 da quarta-feira (15/6), os cursos já tinham registrado 9.687 visitas, o dobro de público do ano passado (um compilado geral ainda será apurado pela organização). O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor João José Granate de Sá, acompanhou as atividades durante o dia. “Tendo assumido a pró-reitoria recentemente, fico muito feliz em observar o sucesso desse trabalho, fruto da gestão anterior. Com toda certeza é um evento que merece investimento e atenção, para que continue gerando resultados e se aperfeiçoando”.

IMG_8067Para o professor Dany Tonelli, coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Social da Proec, a avaliação da mostra foi positiva. “A presença do público superou nossas expectativas e o principal objetivo foi cumprido: aproximar a Universidade e os estudantes de Ensino Médio. Foi também uma oportunidade de crescimento interno – o contato com esse público reforça em nós a consciência da responsabilidade social da instituição, que atender às necessidades da sociedade”.

A organização do evento reforça agradecimentos à Prefeitura de Lavras, que disponibilizou ambulância para apoio ao evento, e ao Corpo de Bombeiros, que também deu o suporte necessário.

Texto: Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA, com a colaboração de Ana Eliza Alvim (jornalista UFLA) e Vanessa Trevisan- (Ascom InovaCafé).

 

Acesse aqui a matéria exibida na TVUniversitária

Acesse aqui a matéria exibida ao vivo no Jornal da EPTV 1ª edição

Acesse aqui a matéria exibida no Jornal da EPTV 2ª edição

Acesse aqui a matéria exibida na LavrasTV

IMG_0216

Fabrícia Caroline Esteves, 16 anos, estudante do 2º ano da Escola Estadual Alberico Ferreira Naves, de Santo Antônio do Amparo, sempre sonhou em cursar Zootecnia. Durante o evento, teve a oportunidade de confirmar sua escolha: “Nem tenho palavras para descrever o que estou sentindo. Tudo que eu imaginava está acontecendo agora. Tenho certeza de que quero Zootecnia”.

IMG_0278

As estudantes Gabrielle Penha, Paloma Silva e Ana Regina Rezende estiveram na UFLA acompanhadas da professora Jaqueline Andrade, da Escola Estadual Sobradinho, de São Thomé das Letras, marcando presença na Medicina Veterinária. “Agora estamos com mais vontade de fazer o curso e entrar na UFLA logo”.

image178

A equipe Zeus Fórmula Team, que reúne estudantes de diferentes cursos da UFLA, chamou a atenção dos visitantes que passavam pelo canteiro central. Um de seus integrantes, Lucas Montrezor, estudante de Engenharia de Controle e Automação, considerou que a experiência de participação nas demonstrações do UFLA de Portas Abertas foi proveitosa também para os graduandos. “Para muita gente, a engenharia é uma área pesada, e tivemos a oportunidade de apresentar a área de outra forma. Os visitantes mostraram-se entusiasmados. O astral é muito bom”, comentou.

image071

Dez estudantes com necessidades especiais foram recebidos durante o evento. A equipe do Núcleo de Acessibilidade (NAUFLA) ofereceu suporte a eles, acompanhando-os durante a visita. A aluna da Escola Estadual Cinira de Carvalho Danielle Aparecida Almeida, que possui deficiência auditiva, chegou à UFLA querendo conhecer a área de Engenharia, mas disse que o acesso às informações de outros cursos também seria importante para que pudesse comparar e fazer a escolha certa. Danielle relatou ter ficado feliz com a presença dos intérpretes de Libras, que a acompanharam nas palestras e a ajudaram a solucionar suas dúvidas.

image194A Diretoria de Processo Seletivo (Dips) marcou presença durante o evento para divulgação, entre os visitantes, do Processo de Avaliação Seriada (PAS), que já teve o edital publicado. O período de inscrições será de 16/8 a 19/9.

Veja outras fotos do evento nas galerias abaixo.

Galeria A (Vanessa Trevisan – Ascom InovaCafé)

Galeria B (fotos cedidas por Meysner Tavares)

Galeria C (Mateus Lima – Ascom/UFLA)

Galeria D (Luiz Alberto Alberto Araújo da Silva – bolsista Proat)

Galeria E (Luciana Tereza de Moraes e Silva – estagiária Ascom)

Galeria F (Luana Nayara Pena – bolsista Proat)

Galeria G (Heider Alvarenga – Ascom/UFLA)

Galeria H (Cibele Aguiar – Ascom/UFLA)

Galeria I (Camila Caetano – Ascom/UFLA)

Galeria J (Bruna Rosária Delfino de Abreu – bolsista Proat)

Galeria K (Ana Eliza Alvim – Ascom/UFLA)

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

junho 2016
D S T Q Q S S
« maio   jul »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Arquivo