Scolforo realiza primeira reunião com a nova equipe e reforça a política participativa de gestão

Pró-reitores, assessores e diretores participação de primeira reunião de trabalho

Iniciada a nova gestão (2016-2020), nessa segunda-feira (6/6), o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, fez uma primeira reunião com a equipe de pró-reitores e assessores, para reforçar o foco de trabalho e o espírito institucional que deverão nortear as ações nos próximos anos. A reunião teve a presença da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho.

“Uma universidade não se encerra em mandatos, por isso, as ações devem prever a sustentabilidade no futuro. A Instituição é perene”, destacou Scolforo, lembrando à nova equipe de gestão que o sentido do trabalho deverá ser amparado na concepção de um time. O time UFLA.

Entre os temas abordados, a crise econômica e política que o País vivencia, com reflexos diretos e indiretos no planejamento da Universidade. Para tanto, a palavra de ordem será a otimização de recursos e a criatividade para o enfrentamento dos desafios e para a manutenção do projeto orgânico de expansão. Também será mantido e enfatizado o diálogo com as equipes de trabalho, com a comunidade acadêmica e com a sociedade.

Mais uma vez, reforçou a meta de ampliar significadamente o número de vagas na pós-graduação, incluindo a oferta de novos cursos. Ele apontou também uma mudança de perfil dos cursos de graduação, incluindo a preocupação com a inserção de tecnologias digitais voltadas para uma formação mais participativa e abrangente. Neste sentido, deverão ser enfatizados alguns pontos prioritários, como o fortalecimento dos cursos noturnos, a redução da evasão e a atualização constante dos projetos pedagógicos.

Scolforo também reforçou o compromisso com a obra do Hospital Universitário e do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), que deverão impactar positivamente a economia do município e região no médio prazo. Com relação à geração de tecnologia e inovação, adiantou algumas mudanças estruturais que darão ao setor um caráter mais extensionista.  A Universidade também deverá estar atenta ao movimento de aproximação com instituições governamentais e empresas privadas para a busca de alternativas que suportem o desenvolvimento de pesquisas e novos produtos.

O reitor também apontou algumas especificidades das pró-reitorias, destacando a realização de um treinamento que será ofertado na Instituição com o tema “Gestão Pública”. Em sua fala, a mensagem e o desejo de uma gestão participativa e democrática, alicerçada no bem comum e no fortalecimento do ensino, pesquisa, extensão e inovação, como a sustentação basilar da Universidade.

Engenheiros Sem Fronteiras atuam na revitalização de quadras esportivas

Flávia, Lucas, Tatianna, secretário Ricardo Pacheco, Thiago e prof. Alessandro na quadra do Novo Horizonte.

Em um novo projeto, os Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Lavras, juntamente com o professor Alessandro Vieira Veloso (DEG), atuarão na revitalização de espaços esportivos comunitárias da cidade. A primeira ação é a revitalização da quadra comunitária do bairro Novo Horizonte, com o apoio dos moradores da comunidade e dos membros efetivos do projeto. A visita de diagnóstico à quadra ocorreu na última quinta-feira (2), com a presença do secretário de Esportes do Município, Ricardo Pacheco; do professor Alessandro; e dos membros da ESF: Thiago Mendes, Tatianna Fortes, Flávia Corrêa, Lucas Guimarães e Pedro Pasqualin.

O objetivo do projeto é desenvolver os espaços para a prática esportiva de maneira participativa. “Os benefícios do esporte são individuais e coletivos. Eles contribuem na formação física e psíquica das pessoas, principalmente no período da adolescência, fase de conflitos internos e transformações. Além disso, o esporte é um importante meio para a inclusão social e melhorias nas condições de vida”, afirmou o professor.

O secretário Ricardo Pacheco lembrou que o bairro conta com um time feminino de basquete com alto potencial e que a quadra poderá ser um local para o treinamento das jogadoras. Ele atua como técnico da modalidade e foi agraciado como melhor técnico de basquete feminino nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), em 2015.

Para a integrante da ESF Flávia Corrêa, esse projeto vai ao encontro de outros já realizados pela organização não-governamental: “A ESF desenvolve vários projetos de extensão, incluindo na área de esportes. A revitalização da quadra proporcionará aos moradores um ambiente de convivência agradável, oportunidades de desenvolvimento pessoal e troca de experiências”, conclui.

Na visita, foram analisadas as condições da quadra. Os próximos passos para a revitalização serão fazer as medições e a planta do espaço. Em seguida, o grupo buscará patrocinadores, adquirirá os materiais e fará as obras necessárias. Eles também pretendem atuar em outras quadras, posteriormente.

Inscrições abertas para a XIV Edição da Semana do Meio Ambiente da UFLA

Já estão abertas as inscrições para a Semana do Meio Ambiente da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realizada pelo PETAgricola. O evento será realizado de 20 a 22 de junho no anfiteatro da Ciência da Computação. Interessados em participar devem enviar e-mail para petagricola1@gmail.com

Confira abaixo a programação completa:

SEMANA DO MEIO AMBIENTE - PET

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA