Professor da UFLA profere palestra plenária em evento internacional

materia-daniel
Apresentação do professor Danial Leite durante o evento IEEE EAIS’16.

O professor do Departamento de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (DEG/UFLA) Daniel Leite foi orador principal (keynote speaker) da IEEE Conference on Evolving and Adaptive Intelligent Systems, IEEE EAIS’16, realizada pela primeira vez no Brasil, em Natal, no Rio Grande do Norte. O EAIS’16 é um evento internacional tradicional de uma área especializada no contexto de Sistemas Inteligentes, organizado pela IEEE Systems, Man, and Cybernetics Society desde 2006. Ele tem por objetivo discutir avanços recentes e questões em aberto da área.

A palestra do professor Daniel teve duração de 70 minutos e abordou tópicos teóricos sobre inteligência artificial evolutiva, assim como aplicações em reconhecimento de padrões, previsão de séries temporais granulares e modelagem e controle neuro-fuzzy de sistemas variantes no tempo. “Sistemas computacionais capazes de lidar com informação imprecisa, incerta, incompleta ou parcialmente verdadeira têm se tornado uma necessidade à medida que sistemas do mundo real se tornam mais complexos. De maneira similar, a interação entre humanos e sistemas computacionais tem demandado formas eficientes de processamento de dados em tempo real e algoritmos para criação e adaptação online de modelos que representem a essência da informação”, diz o professor.

“A pesquisa contribui na direção de uma mudança de paradigma, passando a um estágio em que sistemas computacionais inteligentes são centrados em humanos e inspirados na forma com que realizam tarefas e interagem socialmente”. Novas pesquisas em sistemas computacionais e máquinas inteligentes que se adaptam ao longo do tempo estão sendo desenvolvidas na UFLA e na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) com colaboração do professor Daniel. As aplicações se estendem à engenharia, ciência da computação, biomedicina e meteorologia.

materia-daniel-2
Professores Daniel Leite e Bruno Costa.

Daniel é professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas e Automação (PPGESISA) da UFLA e, juntamente com os professores Bruno Barbosa e Danton Ferreira, é um dos criadores do Laboratório de Inteligência Computacional e Aprendizado de Máquina, CIML Lab – UFLA. Daniel também colabora com o Laboratório de Mobilidade Terrestre, LMT. Atualmente o laboratório CIML envolve sete docentes efetivos e pelo menos 30 alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Um pouco mais sobre o EAIS’16

O evento foi anteriormente realizado em diferentes cidades como Lake District, Witten-Bommerholz, Nashville, Leicester, Paris, Madrid, Linz e Douai. Foram também palestrantes plenários no evento deste ano em Natal os professores Igor Škrjanc (da University of Ljubljana), Edwin Lughofer (da Johannes Kepler University Linz), e Andre Lemos (da Universidade Federal de Minas Gerais). As sessões plenárias foram presididas pelo professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte Bruno Costa.