Internacionalização: UFLA avança na formalização de parcerias com universidades da Suíça

suiça-4
Representantes da UFLA e da Universidade de Ciências Aplicadas de Berna, na cidade de Biel.

Dando continuidade às ações de internacionalização da Universidade Federal de Lavras (UFLA), iniciadas em 2014, uma comitiva da UFLA visitou a Universidade de Ciências Aplicadas de Berna (Bern University of Applied Sciences), na cidade de Biel, Suíça, para discussão de possibilidades de colaboração entre a UFLA e a instituição suiça. Participaram do encontro o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo; o diretor de Relações Internacionais, professor Antônio Chalfun Júnior; o pró-reitor de Pesquisa, professor José Maria de Lima; e o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor José Roberto Pereira. As atividades ocorreram durante viagem da equipe à Europa, no período de 9 a 13 de maio.

Na oportunidade, o reitor pôde conhecer em detalhes o sistema educacional de graduação adotado pela Universidade, bem como seu programa de pós-graduação. Desse contato resultou a definição de que, em breve, deverá ser assinado um instrumento legal de cooperação entre as duas universidades, possibilitando que atividades de pesquisa de estudantes de mestrado de ambas as instituições sejam fortalecidas pela parceria.

O foco inicial da cooperação deverá ser na área de Ciências Florestais, com possibilidade de ampliação da abrangência para outras áreas correlatas. O departamento da

Representantes da UFLA e da Universidade de Berna.

Universidade de Ciências Aplicadas de Berna pelo qual se estabeleceu o contato com a UFLA foi o de Arquitetura, Madeira e Engenharia Civil. Ficou estabelecido que projetos de colaboração serão desenvolvidos por equipes de ambas as universidades, principalmente nas áreas de manejo e produção sustentável de espécies arbóreas produzidas no estado de Minas Gerais. “É uma possibilidade real de concretização de interesses comuns às duas instituições, utilizando-se o ‘know-how’ que possuem na linha da sustentabilidade. Os estudantes poderão desenvolver pesquisas sobre temas relevantes referentes à produção sustentável, com foco no reconhecimento internacional”, avalia o professor Chalfun.

Para o reitor da UFLA, esse tipo de acordo fortalece o desenvolvimento das pesquisas conjuntas, de atividades de extensão e de ensino. “Crescem as possibilidades de as universidades envolvidas elevarem sua experiência, com reflexo positivo sobre os projetos pedagógicos, com geração de novos conhecimentos, novas tecnologias e outras inovações. É um compartilhando de competências que traz ganhos para todos os envolvidos. É tudo o que desejamos no processo de internacionalização”, diz.

Na Universidade de Berna

suiça-1Já com a Universidade de Berna, em Berna, foi assinado um protocolo de intenções que visa estabelecer colaborações em diferentes níveis, com trocas de material acadêmico, visitas às instituições, intercâmbio de estudantes, professores e técnicos administrativos, desenvolvimento de projetos de comum interesse, organização de eventos conjuntos e, sobretudo, o comprometimento das duas instituições “selo azul” em propagar o crescimento sustentável em torno da utilização da água como bem comum e principalmente nos ideais de uso da água de forma apropriada.

Em 13 de maio, durante conferência internacional realizada na Universidade de Berna, a UFLA recebeu o certificado Blue University, instrumento que reconhece a instituição brasileira como defensora dos recursos hídricos compartilhados, a partir da experiência que possui com a produção, tratamento, uso e reaproveitamento da água. Além da UFLA, apenas a Universidade de Berna possui o selo de “Universidade Azul”.