UFLA realiza III Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas nesta semana

simposio-doencas

Em sua terceira edição, com o tema “One Health“, o III Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas traz a proposta de discutir o status de doenças negligenciadas no Brasil, entre elas, zika vírus e chikungunya. O evento será realizado de 19 a 21 de maio de 2016, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros de renome internacional irão ministrar conferências, mesas-redondas, roda de conversa e minicursos. Também haverá a apresentação de trabalhos na forma oral e em pôster.

Conhecer para combater

O termo “doenças negligenciadas” data da década de 70 e refere-se a doenças causadas por agentes infecciosos e parasitários. Essas doenças, em sua maioria, constituem graves problemas de saúde pública e tendem a ser endêmicas em populações de baixa renda, como é o caso da Doença de Chagas, Doença do Sono, Leishmanioses, Malária, Febre Amarela, Tuberculose, entre outras.

O termo “negligenciada” deve-se ao fato de que tais doenças não despertam o interesse econômico das grandes indústrias farmacêuticas para a produção de medicamentos e vacinas. Além disso, a pesquisa neste setor não conta com recursos suficientes, o que gera a escassez dos métodos de profilaxia disponíveis em todo o mundo.

O evento – Em parceria com o Núcleo de Acessibilidade da UFLA (Naufla), coordenado pela professora Helena Libardi, as conferências previstas na programação terão um tradutor-intérprete de libras, promovendo maior inclusão no evento. Os inscritos podem solicitar o tradutor-intérprete entrando em contato pelo e-mail inscricaosbdn@gmail.com.

Além disso, serão isentos da taxa de inscrição aqueles estudantes que comprovarem vulnerabilidade sócio-econômica.

O evento é uma realização da UFLA, com a organização das equipes do Laboratório de Biologia Parasitária (Biopar), Núcleo de Estudos em Parasitologia (NEP) e PET Biopar.

Outras informações:

Site: http://www.biopar.ufla.br/sbdn/
FanPage: https://www.facebook.com/sbdnufla/
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1648243302114227/