Começa hoje (16/5) na UFLA a Semana Nacional de Museus na UFLA – confira a programação

cartaz-semana-museusEsta segunda-feira (16/5) é o primeiro dia da programação da Semana Nacional de Museus. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), as atividades começam com a abertura de exposições, sarau cultural e minicursos.

Museu Bi Moreira (MBM)

• Início da exposição digital “Da janela para o mundo”. O público encontrará um conjunto de 96 fotografias feitas a partir de janelas, provenientes de brasileiros que vivem em diversas partes do mundo, exibidas como arte postal digital, em forma de projeção site-specific. Curadoria: Celina Lage & Jade Liz.
  • Início da exposição “Câmpus poético: paisagens da UFLA”. Concepção: Silvério José Coelho (UFLA). São fotos de ipês que floresceram na UFLA na primavera/verão de 2014, em função da forte seca ocorrida naquele ano.
  • Início da exposição “Das memórias vivas do barro aos valores e costumes mineiros”. Coleção pessoal do professor Antônio Fernandes Nascimento Júnior (UFLA).
  • Início da exposição “Cultura Afro-indígena”. Concepção: Antônio Fernandes Nascimento Júnior (UFLA).

Todas as mostras podem ser visitadas no MBM das 9h às 17h30.

Museu de História Natural (MHN)

– Início do período de visitas guiadas no Museu com a presença de mediadores (necessário agendamento).

– Ação educativa tendo como tema “Cultura afro-indígena”. Prelecionistas: Maria Fernanda Junqueira (Pibid Biologia/UFLA) e Augusto Antônio de Paula (Pibid-Biologia/UFLA) (necessário agendamento).

– Sarau cultural, com fotografia, arte e paisagens. Atividade promovida por membros do Grupo de Estudos em Teoria Crítica e Educação e Grupo Cinema Com Vida. 14h às 17h.

– Minicurso “Vidas Secas: paisagem, cultura, educação e ciência”. Prelecionistas: Isabela Alberico (Pibid-Biologia/UFLA), Camila Oliveira (Pibid-Biologia/UFLA), Luiz Gustavo (Pibidi-Biologia/UFLA) e Luiza Augusto (Pibid-Biologia/UFLA). 18h30 às 22h.

Em 2016, a Semana Nacional de Museus está sendo promovida no Brasil de 16 a 22 de maio, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O período na UFLA será de exposições, visitas guiadas, oficinas, minicursos, exibição de filmes, palestras, teatro, rodas de conversas e ações educativas. Os eventos são abertos à participação de toda a comunidade.

Já é possível consultar as programações completas do Museu de História Natural (MHN) e do Museu Bi Moreira (MBM). Há eventos para comparecimento espontâneo do público e outros que exigem agendamento. Nesse último caso, o interessado poderá inscrever-se pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG Eventos). Os telefones para contato em caso de dúvidas são (35) 3829-1205 (MBM) e (35) 3829-1206 (MHN).

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural promovida todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em 2016, 1.236 museus de todo o país participam das comemorações, oferecendo ao público um total de 3.700 atividades especiais. “Museus e paisagens culturais” é o tema norteador da edição deste ano, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). A imagem utilizada para divulgar o evento mantém relação com a temática. Trata-se da obra Pipas, de Cândido Portinari (1941), cujo direito de reprodução foi cedido pelo projeto Portinari.

De acordo com o Portal do Ibram, a paisagem ao ar livre e a presença de pipas no céu remete à relação entre território e cultura, enfatizando o ambiente como espaço de relações humanas. É o espaço geográfico abrigando as identidades e as memórias das comunidades. Nesse contexto, os museus assumem a missão de preservação, qualificação e dinamização. Na UFLA, a organização da Semana Nacional de Museus é feita pela Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico, ligada à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

Programações completas:

Museu Bi Moreira