Transporte interno no câmpus terá “Elefantinho” e “Mamute” circulando juntos em horários de maior movimento

transporte-internoDesde sexta-feira (6/5), a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) conta com um reforço no transporte interno do câmpus. O ônibus conhecido como “Elefantinho” está em circulação simultânea com o ônibus articulado (o “Mamute”) em horários de pico. A medida, adotada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), tem o objetivo de atender com qualidade às demandas de deslocamento de estudantes, professores e técnicos administrativos, e permanecerá integrada à rotina da área de Transportes durante os períodos letivos.

Identificada a necessidade de ampliação do serviço, o início da nova medida contempla a circulação do “Elefantinho” principalmente durante o fluxo contínuo do período da manhã (6h30 às 7h55 – ou até que se atenda à demanda de público presente). No horário de 8h40, também ocorre a circulação dos dois ônibus. “Após o almoço tem havido a circulação de ambos os veículos, mas estamos em um estágio de observação da demanda, para avaliar a necessidade de novas ampliações ou outros ajustes”, explica o diretor de Transportes e Máquinas da UFLA, Adeilson Carvalho. Além da disponibilização dos veículos para horário de maior fluxo, houve a inclusão do horários de 14h30 (saindo da Cantina) e 14h40 (saindo da Portaria Principal).

Os dois veículos percorrem trajetos entre a Portaria Principal da UFLA e pontos específicos do câmpus novo (área central da Cantina, proximidades do Departamento de Ciências Extadas e Departamento de Zootenia). O serviço circular interno é gratuito e inclui atualmente um total de 28 horários fixos (englobando os diferentes sentidos do trajeto), mais a circulação contínua nos intervalos de 6h30 a 7h55 e de 17h30 a 18h40.

De acordo com a pró-reitora de Planejamento e Gestão, Patrícia Maria Silva, apesar do momento de restrições financeiras, imposto pela situação atual do País, a Proplag e a Direção Executiva estão priorizando o esforço para a promoção de um transporte interno de qualidade. “Observadas as distâncias a serem percorridas no câmpus e o aumento progressivo do público interno, a decisão busca garantir meios para que a comunidade acadêmica possa se deslocar com segurança e maior agilidade”.

Consulte o quadro de horários e itinerários do transporte interno.