Encontro Mineiro de Estudantes de Direito será realizado na UFLA

EMED

A edição 2016 do Encontro Mineiro de Estudantes de Direito (Emed) será realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), entre os dias 26 e 29 de maio. A Universidade receberá estudantes e docentes de várias partes de Minas Gerais. O encontro contará com sete palestras, oito oficinas, 14 minicursos, dentre outras atividades.

Tradicionalmente, o evento visa proporcionar aos discentes participantes a possibilidade de discussão acerca de assuntos relevantes sobre a ciência jurídica e o movimento estudantil. Nesse ano o tema central do evento será “Segurança Pública: os avanços punitivos do Poder Estatal e suas alternativas”.

O evento é realizado anualmente pela Coordenação Regional dos Estudantes de Direito de Minas Gerais. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 16 de maio pelo site: http://www.eventos.ufla.br/emed

Segue abaixo a programação das palestras do evento:

26 de maio:

Robson Sávio Reis Souza, professor adjunto IV da PUC Minas, especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública, com o tema: Quem comanda a segurança pública no Brasil?

Francis Albert Cotta, negociador de Crises e Mediador de Conflitos do Grupo de Atuações Táticas e Estratégicas da Polícia Militar de Minas Gerais, com o tema: Construção do Mandato Policial: novas perspectivas.

André de Abreu Costa, professor assistente na Universidade Federal de Ouro Preto, com o tema: Processos de Criminalização: sobre os usos políticos da criminalização de comportamentos e a colonização dos espaços públicos pelos discursos punitivistas.

27 de maio:

Luciana Boiteux de Figueiredo Rodrigues, professora de Direito Penal e Criminologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o tema: Política de Drogas e encarceramento: porquê precisamos falar de legalização.

Gustavo Seferian Scheffer Machado, professor de Direito do Trabalho na Universidade Federal de Lavras, com o tema: O lugar das políticas públicas na luta de classe: um olhar dialético sobre a desmilitarização das PMs e a conquista histórica de direitos sociais.

28 de maio:

Fernanda Maria da Costa Viera, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, com o tema: Cortem-lhes a cabeça!!! A sedução penal em tempos de barbárie.

Fernando Nogueira, doutorando pela Universidade Federal de Minas Gerais, com o tema: Tendências contemporâneas na criminologia e suas repercussões em segurança pública.

Além das palestras, professores da UFLA e de outras instituições ministrarão minicursos sobre temas correlatos e os núcleos de estudos e projetos de extensão realizarão oficinas. Cada congressista poderá escolher um minicurso e uma oficina de seu interesse.

No período noturno de quinta-feira (26), sexta-feira (27) e sábado (28) serão realizadas as festas do Emed, organizadas pela Matuta Associação Atlética de Direito UFLA.

Maiores informações: pelo site www.eventos.ufla.br/emed, pelo e-mail contatoemed@gmail.com ou pela página do evento no Facebook https://www.facebook.com/emed2016

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA, sugestão de pauta de Giulya Carvalho de Almeida – bolsista Proat/Ascom