Dicas de Português: Redação de expedientes – Vocativo

— Qual a maneira certa de iniciar e continuar uma carta? Exemplos: Mestra: qual a maneira… (iniciando com dois-pontos e continuando na outra linha com letra minúscula)? Ou Mestra; (ponto e vírgula) qual…? Ou Mestra, (vírgula) qual…?

 

— Quando se começa um texto com Prezados Senhores, a primeira palavra após este vocativo começa com letra maiúscula ou minúscula? Poderia me transcrever a regra gramatical para isto, por favor?

 

Há três possibilidades de uso do vocativo em ofícios e cartas comerciais no aspecto da pontuação:

 

Prezado Senhor,   [com vírgula] Prezado Senhor:     [com dois-pontos] Prezado Senhor    [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica].

 

Naturalmente, em correspondência de cunho particular, dita a regra quem escreve. Aí se usa a pontuação (ou não) a gosto.  E é possível continuar a escrever na mesma linha depois do nome acompanhado de vírgula ou dois-pontos:

 

Maria, peço que me mandes a crônica.
Cara Professora, estou lhe encaminhando a redação solicitada.
Mestra: estou encaminhando a crônica que você pediu.

 

Nesses últimos exemplos, o vocativo e a frase inicial estão na mesma linha porque se quis dar uma continuidade na redação.

 

Entretanto, pode-se preferir deixar o vocativo em destaque numa linha, iniciando-se o texto na linha de baixo, como é característico da correspondência comercial e da oficial, qual seja, a redação de expedientes como ofício, memorando, exposição de motivos e circulares. Nesses casos, convencionou-se que cada linha começaria por maiúscula. Trata-se, devo frisar, de uma convenção, e não de uma regra gramatical, embora se baseie na norma da gramática de que cada frase ou período deve começar com letra maiúscula.

 

Assim sendo, mesmo que o redator separe o vocativo por uma vírgula (estilo americano) ou por dois-pontos, a primeira frase do texto na outra linha não será iniciada com minúscula. Daí que o ideal é não usar nem vírgula, nem dois-pontos, muito menos ponto e vírgula para fechar o vocativo. Exemplos de possibilidades:

 

Prezados Senhores,

Gostaria de esclarecer uma dúvida.

 

Prezados Senhores:

Gostaria de esclarecer uma dúvida.

 

Prezados Senhores

Gostaria de esclarecer uma dúvida.

 

Fonte: www.linguabrasil.com.br

Paulo Roberto Ribeiro