Seminário Mineiro de Zootecnia do CRMV-MG foi aberto na UFLA

Carlos Saad, Soraya Botelho, José Alvarez e Adauto Barcelos
Carlos Saad, Soraya Botelho, José Alvarez e Adauto Barcelos

O IV Seminário Mineiro de Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG) foi aberto, na UFLA, na manhã do dia 5. O evento é constituído por palestras ministradas por profissionais vinculados a instituições de ensino e pesquisa, e irá até o dia 6. A programação apresenta como tema a zootecnia e as mudanças climáticas no setor agropecuário.

Durante a abertura, o coordenador do Departamento de Zootecnia, professor Carlos Eduardo do Prado Saad, lembrou que o momento é ideal para o evento na UFLA, já que, em 2016, completam-se 50 anos da primeira aula de um curso de Zootecnia no Brasil. Ele também destacou que o seminário trata de questões atuais do campo de trabalho dos zootecnistas.

Da mesma forma, o tesoureiro do CRMV-MG, José Ricardo Alvarez, afirmou que a escolha dos temas do evento buscam chamar a atenção dos profissionais. Ele também abordou a história do seminário, que teve duas edições realizadas em Belo Horizonte e uma em Uberaba, antes de Lavras.

O organizador do evento Adauto Barcelos (pesquisador da Epamig e conselheiro do CRMV) ressaltou que o seminário demonstra que a Zootecnia tem um campo amplo de trabalho, principalmente no que concerne à área ambiental.

A pró-reitora de Graduação da UFLA, professora Soraya Alvarenga Botelho, representou o reitor durante a abertura do encontro. Ela enalteceu a escolha do tema, defendendo que as mudanças climáticas devem ser discutidas e pesquisadas, a fim de gerar tecnologias que mitiguem seus impactos negativos.

O seminário é uma realização do CRMV-MG, por meio da Comissão de Zootecnia do Conselho, com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da UFLA.

Programação – 5 de maio

  • 8h30 – Abertura
  • 9 horas – As Mudanças Climáticas e o Setor Agropecuário (palestrante: João Ricardo Albanez – Seapa/MG e CRMV/MG; moderador: Adauto Ferreira Barcelos – Epamig – CRMV-MG)
  • 10h15 – Intervalo
  • 10h30 – Alternativas Econômicas na Utilização dos Dejetos Sólidos e Efluentes da Pecuária (palestrante: profª Adriane de Andrade Silva – UFU; moderador: Rodrigo Afonso Leitão – IFTM – Campus Uberaba e CRMV-MG)
  • 11h45 – Almoço
  • 13h30 – Redução da Emissão de Metano pelos Ruminantes: o papel de aditivos, fatores nutricionais e alimentos (palestrante: Heloisa Carneiro – Embrapa Gado de Leite; moderador: João Ricardo Albanez – Seapa-MG e CRMV-MG)
  • 14h45 – Intervalo
  • 15 horas – Melhoria da Eficiência Ruminal: inoculação de bactérias (palestrante: Heloisa Carneiro – Embrapa Gado de Leite; moderador: Clenderson Corradi de Mattos Gonçalves – Epamig Sul)
  • 16h15 – Uso da Silagem de Milho Reidratado na Dieta de Bovinos (palestrante: Renata Apocalypse Nogueira Pereira – Epamig Sul; moderador: João Ricardo Albanez – Seapa-MG e CRMV-MG)

 

Programação – 6 de maio

  • 8h30 – Emissão de Gases de Efeito Estufa pela Pecuária e Ação Mitigadora da Integração Lavoura Pecuária (palestrante: Domingos Sávio Queiroz – Epamig Oeste; moderador: Domingos Sávio Campos Pasciullo – Embrapa Gado de Leite)
  • 9h45 – Intervalo
  • 10 horas – Pastagens Degradadas e Recuperadas: emissão ou resgate de gás carbônico (palestrante: Domingos Sávio Campos Pasciullo – Embrapa Gado de Leite; moderador: Domingos Sávio Queiroz – Epamig Oeste)
  • 11h15 – Encerramento