Seminário Mineiro de Zootecnia do CRMV-MG foi aberto na UFLA

Carlos Saad, Soraya Botelho, José Alvarez e Adauto Barcelos

O IV Seminário Mineiro de Zootecnia do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG) foi aberto, na UFLA, na manhã do dia 5. O evento é constituído por palestras ministradas por profissionais vinculados a instituições de ensino e pesquisa, e irá até o dia 6. A programação apresenta como tema a zootecnia e as mudanças climáticas no setor agropecuário.

Durante a abertura, o coordenador do Departamento de Zootecnia, professor Carlos Eduardo do Prado Saad, lembrou que o momento é ideal para o evento na UFLA, já que, em 2016, completam-se 50 anos da primeira aula de um curso de Zootecnia no Brasil. Ele também destacou que o seminário trata de questões atuais do campo de trabalho dos zootecnistas.

Da mesma forma, o tesoureiro do CRMV-MG, José Ricardo Alvarez, afirmou que a escolha dos temas do evento buscam chamar a atenção dos profissionais. Ele também abordou a história do seminário, que teve duas edições realizadas em Belo Horizonte e uma em Uberaba, antes de Lavras.

O organizador do evento Adauto Barcelos (pesquisador da Epamig e conselheiro do CRMV) ressaltou que o seminário demonstra que a Zootecnia tem um campo amplo de trabalho, principalmente no que concerne à área ambiental.

A pró-reitora de Graduação da UFLA, professora Soraya Alvarenga Botelho, representou o reitor durante a abertura do encontro. Ela enalteceu a escolha do tema, defendendo que as mudanças climáticas devem ser discutidas e pesquisadas, a fim de gerar tecnologias que mitiguem seus impactos negativos.

O seminário é uma realização do CRMV-MG, por meio da Comissão de Zootecnia do Conselho, com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da UFLA.

Programação – 5 de maio

• 8h30 – Abertura
  • 9 horas – As Mudanças Climáticas e o Setor Agropecuário (palestrante: João Ricardo Albanez – Seapa/MG e CRMV/MG; moderador: Adauto Ferreira Barcelos – Epamig – CRMV-MG)
  • 10h15 – Intervalo