Representantes da UFLA estiveram em Elói Mendes, na 118ª edição do Fórum Sul-Mineiro de Educação Infantil

forum-sulmineiro-1O 118º encontro do Fórum Sul-Mineiro de Educação Infantil (FSMEI) foi realizado em 28/4 no município de Elói Mendes, tendo como tema norteador “A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil”.  Membros do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (DED/UFLA) estiveram presentes, ao lado de representantes de onze municípios de Minas Gerais.

No cerimonial de abertura, o prefeito de Elói Mendes, Wiliam Cadorini, e a secretária de Educação, Eliane Aparecida Bruzigues, ressaltaram a importância de o Fórum Sul-Mineiro de Educação Infantil constituir um espaço suprapartidário, articulado por diversas instituições, órgãos e entidades comprometidas com a expansão e melhoria da Educação Infantil nos municípios do Sul de Minas Gerais.

Na sequência, crianças de três instituições (Cemei Pró-Infância Dr. João Alves Pereira Penha, Cemei Menino Jesus e Escola Municipal Carrossel II) conduziram a “tocha” que está percorrendo as cidades que sediam o Fórum, como um símbolo dos “valores olímpicos” que reportam aos valores do cata-vento, que por sua vez é símbolo do FSMEI. Os valores são: superação, desafio, ideais, respeito e força. As crianças também realizaram apresentação de dança e ginástica olímpica.

A palestra sobre a importância da psicomotricidade na educação infantil foi proferida pelo professor Gonçalo Pires. Após a apresentação, grupos de discussão foram formados para troca de experiências e conhecimentos. O consolidado das reflexões foi apresentado aos participantes por um representante de cada grupo.

Durante o Fórum, a coordenadora do Comitê Gestor do FSMEI e professora do DED, Kátia Martins, e a representante do município de Nepomuceno, Marly Ribeiro, repassaram ao grupo as informações sobre as discussões ocorridas em Belo Horizonte durante a reunião do Fórum Mineiro de Educação Infantil. Elas falaram sobre a audiência pública que será realizada na Assembleia Legislativa de Minas em 10/5 com o tema “A realidade da Educação Infantil no Estado de Minas Gerais”.

Outra data mencionada foi 16/6, quando ocorrerá o encontro ampliado do Fórum Mineiro na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ocasião forum-sulmineiro-2em que a professora do DED Cláudia Ribeiro comporá mesa de debates junto com a Secretária Estadual de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos. A abordagem terá a temática “Um pacto nacional pela Educação Infantil: financiamento, formação e qualidade”.

O 118º encontro do FSMEI foi encerrado com a “passagem da tocha” para as representantes do município de Paraguaçu, que sediará o próximo Fórum Sul-Mineiro, em maio. O tema será “Os espaços externos na Educação Infantil”.

Participantes

Na 118ª edição do evento estiveram presentes profissionais da educação infantil e secretárias de educação de Santo Antônio do Amparo, Campo Belo, Serrania, Paraguaçu, Nepomuceno, Alpinópolis, Barroso, Ilicinea, Coqueiral, São Francisco de Paula e Cana Verde. A representação do DED/UFLA foi feita pela coordenada do FSMEI, professora Cláudia Maria Ribeiro, e por integrantes do Comitê Gestor do Fórum (professor Vanderlei Barbosa, forum-sulmineiro-3professora Pryscilla Duarte, Elizângela Brum e professora Kátia Batista Martins).

As ações do FSMEI são desenvolvidas sob a concepção de Educação Infantil que prima pelo compromisso com os direitos fundamentais das crianças como cidadãs e com a consciência coletiva sobre a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do ser humano.

Texto: Ana Eliza Alvim – jornalista UFLA – e Maria de Fátima Ribeiro – jornalista e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.