Iniciados atendimentos do serviço de Fisioterapia pela Praec/UFLA

fisioterapia3A Universidade Federal de Lavras (UFLA) dá mais um passo na evolução dos programas de saúde que oferece à comunidade acadêmica. Estão sendo iniciados atendimentos de fisioterapia que atenderão a servidores e estudantes. Quem precisa do serviço já pode solicitar o agendamento de horários. As marcações podem ser feitas na secretaria de Clínica Odontológica (Câmpus Histórico) presencialmente ou pelo telefone (35) 3829-4530.

As atividades de fisioterapia estão ligadas ao complexo de ações das Coordenadorias de Saúde e Esporte e Lazer, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec). Neste momento inicial de implantação, os atendimentos serão realizados em uma sala da Clínica Odontológica pelo fisioterapeuta Flávio Henrique Furtado Vieira. O profissional chegou à UFLA por meio de processo de redistribuição, vindo da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor João Almir Oliveira, a necessidade de implantação do serviço foi apresentada à reitoria no início de 2014, devido à demanda observada entre membros da comunidade acadêmica. A partir de então, uma conjunção de esforços foi empreendida para que se alcançassem os recursos necessários, culminando com a conquista da vaga de um servidor técnico-administrativo/Fisioterapeuta. “Atualmente, já está em andamento a licitação que irá garantir todos os equipamentos para a estruturação completa do trabalho. A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 30 mil na aquisição desses equipamentos ”, relata o professor.

Pelo desafio que representa a implementação, ela se dará em três etapas, segundo João Almir: “neste momento inicial, os atendimentos ocorrem em uma sala da Clínica Odontológica; o próximo passo é o funcionamento em área maior, na academia de ginástica, que funcionará no prédio do Centro de Cultura. Nessa fase já será possível uma ampliação do atendimento”.

Professor João Almir acrescenta que está prevista ainda uma terceira etapa,  para 2017, quando será montada no Câmpus Histórico uma clínica de fisioterapia, por meio de parceria com o Centro Universitário Unilavras. “Nos moldes como funciona atualmente a Clínica Odontológica, haverá atuação de estudantes do último período do curso de Fisioterapia, sob supervisão profissional. Assim, poderemos estender significativamente o atendimento”, diz.

Atendimento atual

Segundo Flávio, no momento os atendimentos são individuais e as sessões duram cerca de 50 minutos. É possível o atendimento de até seis pacientes por dia, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Como parte dos equipamentos necessários ainda está em licitação, o fisioterapeuta irá avaliar as necessidades do paciente e a possibilidade de atendê-lo nesta fase inicial de funcionamento do serviço.