Adubação convencional de Café é tema de curso realizado na InovaCafé

Aulas práticas nas lavouras experimentais da UFLA

Foi realizado nos dias 18, 19 e 21 de março, curso sobre adubação convencional de café promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lavras e a Agência de Inovação do Café (InovaCafé) da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O curso envolveu aulas teóricas e práticas que foram realizadas na sala de aula e na lavoura de café da UFLA.  Os participantes realizaram a identificação de deficiências nutricionais, coletas de amostra de solo e folhas, interpretação de resultados das análises e recomendação de calagem, gessagem e adubação e demais processos realizados no campo, como a aplicação de adubos de solo e foliar.

Doze estudantes do curso de Agronomia da UFLA participaram dos três dias de evento, conduzido pelo instrutor Henrique Frederico Santos, engenheiro agrônomo. “Esse curso vem atender a uma demanda específica dos estudantes de graduação em Agronomia, uma vez que logo estarão no mercado de trabalho, tendo a oportunidade de discutir e vivenciar algumas situações práticas da nutrição de café. Toda teoria discutida em sala de aula foi aplicada no campo”, explica o engenheiro.

O técnico agrícola da InovaCafé, responsável pelas lavouras, processo de torra e armazenamento de grãos, Mauro Magalhães, participou do curso e achou excelente a metodologia das aulas, que fez os alunos saírem da teoria e aplicar os conhecimentos na prática. “Conseguimos melhorar e atualizar as técnicas de adubação”, explicou o estudante de Agronomia da UFLA.

adubacao2
Vanessa Trevisan – Assessoria de Comunicação Agência de Inovação do Café (Inovacafé)