TVU Notícias foi lançado na segunda (14/3) – assista à primeira edição do Jornal

tvu-4
Clique na imagem e assista ao telejornal completo do dia 14/3.

Foi ao ar nessa segunda-feira (14/3) o novo jornal da TVU-Lavras. No estúdio, as entrevistas que marcaram o lançamento da nova etapa foram com o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, e com o diretor executivo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), professor Rilke Tadeu Fonseca de Freitas. Clique na imagem ao lado e assista ao telejornal completo do dia 14/3.

O conteúdo da edição comemorativa mostrou ao público todo o trabalho empreendido para as mudanças, mencionou projetos de programas futuros, abordou o impacto da UFLA sobre a economia de Lavras e região e evidenciou os benefícios sociais de uma parceria que envolve Universidade, emissora de TV, instituições, empresariado e comunidade.

O “TVU Notícias” substitui o “Universitária Notícias”, que ficou no ar por 16 anos. O horário de veiculação continua o mesmo – início às 19h30, de segunda a sexta-feira. A duração será de 15 minutos, com conteúdo mais enxuto. O servidor da UFLA e locutor da Rádio Universitária, Luciano de Paula, será o apresentador do telejornal. Entre as novidades está também o novo cenário, mais moderno e projetado para permitir a movimentação de apresentadores e entrevistados. A reformulação da identidade visual engloba vinhetas e outros recursos audiovisuais próprios dos telejornais.

Durante a entrevista, professor Scolforo destacou a importância da TVU para a comunidade. “Temos a missão de transmitir o conhecimento gerado na Universidade de uma forma simples, para que a população possa se apropriar desses conhecimentos”. Professor Rilke explicou a atuação da Faepe no que se refere à concessão da TVU, destacando a importância da colaboração da UFLA e dos empresários da cidade. “Precisamos da participação de pessoas que têm a consciência da importância de se levar bem-estar e cultura à população”.

Ambos ressaltaram que o exercício da responsabilidade social por empresas da cidade pode contribuir ainda mais para o fortalecimento da programação da emissora, de forma a oferecer ao público conteúdo voltado para a promoção da educação, da cultura e da prestação de serviços. Scolforo também falou das expectativas para que o início da transmissão digital se dê até o final do ano e das metas para expansão do número de municípios alcançados.

tvu-1A gravação do primeiro jornal com o novo formato contou com a presença de colaboradores da TVU e profissionais da imprensa de Lavras.

Além do TVU Notícias, passou a ser transmitido pelo sinal aberto da TVU, na terça-feira (15/3), o Boletim de Notícias, que traz o resumo dos principais assuntos do dia e destaques a serem exibidos no jornal da noite. A veiculação ocorre ao vivo, de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, com apresentação da diretora-geral da TVU, Suzem Kellen Assis. O Boletim de Notícias já estava sendo veiculado desde fevereiro pelo aplicativo Periscope, e tem duração aproximada de dois minutos. No aplicativo, os vídeos ficam disponíveis por um período de 24 horas após a veiculação e depois podem ser encontrados na página da emissora no Facebook.

Todas as novas ações propostas para a TVU-Lavras caminham orientadas para o objetivo de aproximar a UFLA da comunidade de forma criativa e linguagem leve, assim como buscam a prestação de serviços à população, a promoção da cultura e da ciência e a ênfase no conteúdo educativo.

Campanha #EuCurtoaTVU

A emissora lançou também, na segunda-feira, a campanha “Eu curto a TVU”. O convite é para que todos aqueles que gostam do trabalho da TVU gravem um vídeo e publiquem o depoimento no Facebook, utilizando a hashtag #EuCurtoaTVU. Os vídeos serão veiculados nos intervalos da emissora e nas redes sociais.

Assista ao vídeo da campanha:

Sobre a TVU-Lavras

A emissora educativa, afialiada da Rede Minas, está em atividade desde 1999, alcançando atualmente um público de cerca de 200 mil pessoas, distribuído em nove municípios da região de Lavras. Há potencial para ampliação desse público em curto prazo, chegando a cerca de 300 mil pessoas.

A estrutura da emissora fica localizada no câmpus histórico da UFLA. A transmissão do sinal aberto é pelos canais 13 UHF e 15 VHF. Em 2015, obteve licença oficial do Ministério das Comunicações para transmissão digital pelo Canal 16, sendo ainda necessários investimentos estruturais que permitam a digitalização.

Acompanhe a programação da TVU em meios digitais

É possível conferir as produções da emissora pela Internet e fazer contato com a equipe pelo Whatsapp: (35) 8873-2593.

Site: http://www.tvu.ufla.br/

Facebook: www.facebook.com/tvuniversitaria

Youtube: www.youtube.com/tvulavras

Twitter: www.twitter.com/tvuniversitaria

Periscope: www.periscope.tvuniversitaria

Instagram: www.instagram.com/tvuniversitaria

Texto com colaboração e fotos da jornalista Cibele Aguiar.