Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” recebe inscrições

nova_logo-fapemigAté 6 de maio é possível que pesquisadores inscrevam seus trabalhos no Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia”. É necessário que os estudos tenham sido desenvolvidos em Minas Gerais e que tenham se destacado por contribuir para o avanço do conhecimento científico, apresentando potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade.

Em 2016, será premiada a categoria Pesquisador e a subcategoria Jovem Pesquisador.  Nos dois casos, é necessário que os autores sejam residentes no Estado e/ou tenham vínculo institucional com entidades ou empresas sediadas em Minas Gerais, seja públicas ou privadas. Jovens pesquisadores devem ter até 40 anos de idade para se candidatarem na subcategoria.

Os documentos necessários à inscrição são: dossiê descritivo da pesquisa, ou conjunto delas, no contexto das diretrizes do Prêmio; cadastro na Plataforma Lattes dos pesquisadores; justificativa e/ou carta de recomendação apresentada pela instituição proponente especificando o porquê da indicação, destacando a contribuição da candidatura para o avanço da Ciência e Tecnologia e o possível impacto no desenvolvimento social e/ou econômico; resumo, em até três páginas, da pesquisa ou seu conjunto, especificando a (s) linha (s) de pesquisa (s); ficha de inscrição devidamente preenchida e enviada em arquivo aberto.

Toda essa relação deve ser enviada em mídia eletrônica (CD, DvD ou Pen Drive), exclusivamente pelos Correios, com carimbo de postagem até 6/5. O envelope deverá conter a seguinte inscrição: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) – Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” – Av. José Cândido da Silveira, 1500, Bairro Horto – Belo Horizonte – MG – CEP 31035-536. 

O Governo de Minas Gerais, por meio da Fapemig e com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é o responsável pela promoção do Prêmio.

Pesquisa Básica

A Pesquisa Básica é aquela que busca compreender a natureza e aumentar o conhecimento científico. Nela, o cientista procura entender fenômenos, sem, no entanto, buscar uma aplicação imediata na sociedade. Mas, de seus resultados podem derivar possíveis soluções tecnológicas que colaboram para os processos de inovação.

Para informações completas, consulte http://www.fapemig.br/premio/.

Com informações da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas GErais (Fapemig)