UFLA na mídia: projeto de recuperação do Rio Doce foi destaque na EPTV e G1Sul de Minas

g1Há 25 anos a Universidade Federal de Lavras (UFLA) atua em projetos de pesquisa que objetivam a recuperação de áreas degradadas. Os estudos realizados na Universidade com esse fim foram abordados em uma reportagem da EPTV e G1 Sul de Minas. (Clique aqui para ver a reportagem).

“Nossa experiência nos permite estar em um passo avançado. Não vamos sair do nada, sem nenhum conhecimento. O processo todo se inicia na identificação das plantas que ocorrem naquele local, próximo ao que foi degradado e a partir daí vamos iniciar o processo de sementes, mudas”, relatou a professora do Departamento de Ciências Florestais (DCF/UFLA) Soraya Alvarenga Botelho, sobre a possibilidade de se aplicar essas pesquisas às margens do Rio Doce.

Os pesquisadores já iniciaram o processo de análise dos tipos de plantas que devem ser cultivadas no ambiente, com uma investigação criteriosa sobre a genética de cada espécie.

A reportagem também mostrou alguns dos resultados desse estudo, como a recuperação de duas áreas degradadas da Universidade, em que foram utilizadas cerca de 90 mil mudas de diferentes espécies.  “Cada ecossistema é próprio, então vamos ter que achar as soluções para aquele local”, acrescentou Soraya.

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) vai financiar projetos de recuperação das áreas afetadas. Diante disso, a UFLA já encaminhou esse projeto para a devida avaliação.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA