Troia estreia três robôs em competição do Inatel – um deles foi campeão

Os robôs Timão e Pumba, acima; e Trojaninho, abaixo.
Os robôs Timão e Pumba, acima; e Trojaninho, abaixo.

A família de robôs da equipe Troia está crescendo: entre os dias 29/2 e 2/3, o grupo de robótica da UFLA participou da IV Inatel Week of Control and Automation, em Santa Rita do Sapucaí (MG). Lá, competiu com três novos protótipos – dois deles na categoria de Sumô Lego e um na categoria Seguidor de Linha (Follow Line). E o número de troféus também aumentou, com a conquista de um dos robôs de sumô do primeiro lugar. Oito membros representaram a Troia no evento.

“O nosso robô Pumba conquistou o primeiro lugar entre doze protótipos participantes, deixando para trás equipes de peso”, comemora o líder da divisão de Gestão da Troia, Diogo Oliveira. As máquinas dessa categoria são feitas pelas equipes de acordo com especificações rigorosas de dimensão e peso; na luta, seu objetivo é empurrar o oponente para fora de um ringue circular. O outro robô da Troia, Timão, foi eliminado porque teve de confrontar o Pumba, o qual a equipe decidiu passar adiante.  A Troia ficou com o título da categoria Sumô Lego.

O outro robô participante foi o Trojaninho, da categoria Seguidor de Linha. Ele obteve o quarto lugar. “Foi uma experiência muito interessante, pois fomos com projetos inéditos. O quarto lugar na Follow Line foi um importante incentivo, pois motiva os demais membros a continuar estudando e criando projetos cada vez melhores”, ressaltou a integrante da equipe, Carolina Campos. Nessa modalidade, o robô é autônomo e deve terminar um percurso determinado feito em uma linha desenhada em um fundo de cor oposta, no menor tempo possível.

membros-troiaParticiparam das competições, além da UFLA e Inatel: a USP-São Carlos, USP-São Paulo, UFPR, UFSC, UFRJ, PUC-São Paulo, Unicamp, Unifei e Cefet-BH. Remotamente estiveram presentes também equipes do Irã, UFCG e UFG.

A Inatel Week of Control and Automation (IWCA), em sua quarta edição, ocorreu paralelamente ao II Seminário De Automação Industrial e Sistemas Eletroeletrônicos e Aula Magna dos cursos de Engenharia do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). A programação incluiu palestras, workshops e a competição de robótica.